Abstract:
Este trabalho trata do desenvolvimento e da aplicação do produto educacional intitulado Radiações Ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de Ondas com uma abordagem multidisciplinar e integrada a campanha de prevenção do câncer de mama: Outubro Rosa desenvolvido no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através da inserção do conteúdo das radiações ionizantes junto ao estudo de ondas, de forma a abordar alguns conceitos da Física Moderna. A elaboração do produto educacional iniciou com uma breve discussão sobre exames de raio x, mamografias, tomografias computadorizadas para que os alunos percebessem a realidade de rotinas de exames para diagnóstico médico no seu cotidiano. Uma das metas envolveu a conscientização quanto a exames preventivos, como no caso do câncer de mama e com isso, parte do trabalho envolveu a comunidade escolar com a campanha nacional de prevenção ao câncer de mama chamada de “Outubro Rosa”. Este produto educacional buscou também uma melhor contextualização dos conteúdos de Física, engajamento da comunidade escolar em atividades benéficas e relacionadas ao cotidiano e interdisciplinaridade num projeto conjunto com conhecimentos de biologia e química. A avaliação do produto educacional foi feita através de questionário para avaliação de conhecimentos e associações prévias dos conteúdos abordando questões práticas sobre ondas e radiações ionizantes. Após aplicação do produto educacional o mesmo questionário foi reaplicado para verificar a mudança de paradigmas.
This work deals with the development and application of the educational product entitled “Ionizing Radiations and its applications in the context of teaching Waves with a multidisciplinary approach and integrated to the breast cancer prevention campaign: OUTUBRO ROSA” developed in the Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) through the insertion of the content of ionizing radiation along with the study of waves, in order to address some concepts of Modern Physics. The development of the educational product began with a brief discussion about x-ray exams, mammograms, CT scans so that students could perceive the reality of routines for medical diagnosis exams intheir daily lives. One of the goals involved raising awareness about preventive exams, as in the case of breast cancer, and with that, part of the work involved the school community with the national campaign for the prevention of breast cancer called “Outubro Rosa”. This educational product also sought a better contextualization of physics content, engagement of the school community in beneficial activities related to everyday life and interdisciplinarity in a joint project with knowledge of biology and chemistry. The evaluation of the educational product was carried out through a questionnaire to assess knowledge and previous associations of the contents, addressing practical questions about waves and ionizing radiation. After applying the educational product, the same questionnaire was reapplied to verify the paradigm shift.