Partículas elementares e interações: uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa

Jerzewski, Valéria Bonetti

Abstract:

 
Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um todo, o componente curricular de Física vem perdendo seu espaço, sendo um constante desafio para o professor à inclusão destes temas no currículo. Para isso, aplicamos uma Sequência Didática Interativa (SDI), composta de várias Unidades Didáticas, no Ensino Médio, sobre Partículas Elementares e suas Interações, apresentando de forma diferenciada e dialogada, levando em consideração as indagações e conhecimentos prévios dos estudantes, além de fazer uma investigação da aprendizagem com a aplicação das Unidades Didáticas. A metodologia utilizada foi catalogada na teoria de mediação de Vygostsky. As atividades foram aplicadas na turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola público do município de Santa Rosa/RS. Minha avaliação das atividades, permite perceber que, desde que a Sequência Didática Interativa leve em consideração os tópicos introdutórios, de maneira que a mesma esteja constituída de trabalhos e atividades diferenciadas, é possível alcançar com grande êxito uma aprendizagem significativa para os alunos. Para ensinar este tema, é preciso inovar nas metodologias utilizadas, despertando a curiosidade e desafiando os alunos a tornarem-se pesquisadores como forma de aprendizado. Como resultados destas diversas estratégias, mantemos a atenção e o interesse da turma onde a SDI foi aplicada, apesar de ser um tema diferente dos tradicionais e não estar definido no currículo. Assim, percebemos o caráter motivacional que a inovação traz às aulas de Física Moderna.
 
In this thesis, we present a proposal of curricular modernization for High School through introduction of topics from Modern and Contemporary Physics. With the option of working the area of natural sciences with an unique curriculum, the Physics component is losing its space and is a constant challenge for the teacher to the inclusion of these topics in the curriculum. For this, we apply an Interactive Didactic Sequence (IDS), composed of various Teaching Units, in high school, about elementary particles and their interactions, presenting a differentiated and dialogued way, taking into account inquiries and previous knowledge of the students, in addition to an investigation of learning by applying the Teaching Units. The methodology used was cataloged in is Vygostsky's Mediation Theory. The activities were implemented in the third year of high school class in a public school in the municipality of Santa Rosa/RS. My evaluation of activities allows realize that as long as the Interactive Didactic Sequence consider the introductory topics, so that it is made up of different jobs and activities, you can achieve great success with a significant learning for students. To teach this subject, we need to innovate in the methodologies used, arousing the curiosity and challenging students to become researchers as a way of learning. As a result of these various strategies, we keep the attention and interest of the class where SDI was applied, although it is a different theme of traditional and not be defined in the curriculum. Thus we see the motivational character that innovation brings to Modern Physics classes.
 

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  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física