dc.contributor.advisor |
Lunardi Filho, Wilson Danilo |
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dc.contributor.author |
Figueiredo, Paula Pereira de |
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dc.date.accessioned |
2016-10-17T15:10:42Z |
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dc.date.available |
2016-10-17T15:10:42Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Paula Pereira. Estratégias de implementação do processo de enfermagem: contribuições de estudantes de enfermagem nos ambientes de prática de ensino e assistência. 2013. 175 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande., 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6644 |
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dc.description.abstract |
Diante das dificuldades de implementação do Processo de Enfermagem (PE) num Hospital
Universitário (HU), teve-se como objetivo geral nesta pesquisa problematizar o trabalho da
enfermagem numa Unidade de Clínica Médica (UCM) e as dificuldades de implementação do
PE, sob a ótica de estudantes do Curso de Enfermagem, a partir do estímulo ao seu
protagonismo para a transformação da realidade social em que se inserem. Utilizou-se a
Metodologia da Problematização (MP), sendo o Arco de Maguerez a estratégia de coleta de
dados, a qual aconteceu de outubro/2012 a fevereiro/2013. Essa metodologia contempla cinco
etapas: observação da realidade; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à
realidade. Participaram diretamente da pesquisa 15 estudantes e, indiretamente, oito
enfermeiras da UCM. Ao todo, foram realizados oito Encontros de Problematização, que
foram gravados em equipamentos de áudio e vídeo, mediante o consentimento dos
participantes.As informações foram transcritas e analisadas a partir da análise textual
discursiva, à medida que os encontros foram realizados.A observação da realidade
demonstrou potenciais e fragilidades no trabalho das enfermeiras, salientando que falta a
Sistematização da Assistência de Enfermagem e que o PE não é usado para orientar o seu
trabalho. Na etapa de teorização, refletiu-se sobre os conceitos de subjetividade capitalística e
processos de singularização, o que serviu de subsídio para a construção de estratégias de
organização e mediação do trabalho, com enfoque na sua divisão; em normas, rotinas e
fluxos; dimensionamento de pessoal; informatização; diálogo; educação
permanente/continuada/em saúde e “intervenção” do Estado. Essas estratégias foram
apresentadas a cinco enfermeiras na etapa de aplicação à realidade, obtendo-se a validação de
algumas e a refutação de outras, com certa resistência das enfermeiras sobre as características
do trabalho observadas pelos estudantes. A partir de situações do trabalho discutidas com os
estudantes, verificou-se a manifestação individual do desejo, o desenvolvimento de uma
revolução molecular e a construção de agenciamentos como processos de singularização
presentes na contribuição deles para a implementação do PE. Chegou-se à conclusão de que o
estudante de enfermagem não quer se adaptar a quadros preestabelecidos que reforcem as
dificuldades de implementação do PE, já que contesta o dimensionamento de pessoal, a
organização do trabalho da enfermagem e de outros serviços do hospital, bem como a
adaptação da enfermeira e o interesse da gestão hospitalar no PE. Concluiu-se, também, que é
preciso tornar consciente a presença e a influência da subjetividade capitalística no trabalho,
para que o PE seja operacionalmente pensado e vivido por trabalhadores e estudantes, no HU.
Ademais, a MP conseguiu aliar potenciais benefícios aos estudantes, à prática assistencial e à
ciência da enfermagem, já que contemplou o retorno dos resultados à realidade de onde o
problema foi extraído. Portanto, foi possível confirmar a tese de que os estudantes são capazes
de contribuir com estratégias para a implementação do PE, pois são formadores de opinião,
sujeitos de ação e de transformação e têm o desejo de fazer uma enfermagem melhor e
diferente, com mais autonomia, crítica e reflexão no seu processo de trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Given the difficulties in the implementation of the Nursing Process (NP) in a university
hospital (UH), this study aimed at problematizing the Nursing work carried out in a Medical
Clinic Unit (MCU) and the difficulties in the implementation of the NP in the views of
Nursing students so that their participation in the process could transform the social reality
they are involved with. The Methodology of Problematization (MP) was used and Maguerez’s
Arch was applied to collect data from October 2012 to February 2013. This methodology
comprises five steps: observation of reality; key points; theorization; hypotheses of solutions;
and application to reality. Fifteen students participated in the research directly whereas eight
MCU nurses took part in it indirectly. Eight Problematization Meetings were held and videorecorded
with the agreement of the participants. Discursive textual analysis was applied to
transcribed data as the meetings happened. The observation of reality showed some strengths
and weaknesses of nurses’ work and emphasized that there is no Systematization of Nursing
Assistance and that the NP is not used to guide their work. In the theorization step, concepts
of capitalistic subjectivity and processes of singularization were reflected upon. It supported
the construction of work organization and mediation strategies with emphasis on its division,
on norms, routines and flows, on the size of the staff, on computer systems, on dialogue, on
in-service programs in health and on the “intervention” of the State. These strategies were
shown to five nurses in the step “application to reality”; some were validated and others were
refused. Besides, the nurses had some resistance regarding the characteristics of the work
observed by the students. Based on work situations discussed with the students, they showed
their individual desire, the development of a molecular revolution and the construction of
intermediation as processes of singularization in their contribution to implement the NP. One
of the conclusions of this study is that Nursing students do not want to adapt to preestablished
frames that accentuate the difficulties in the implementation of the NP, since they question the
size of the staff, the organization of Nursing work and other services in the hospital, besides
the nurses’ adaptation and interest in the hospital management in the NP. Another conclusion
is that the presence and the influence of capitalistic subjectivity in work must become
conscious so that the NP can be thought of and experienced by workers and students in the
UH. In addition, the MP could bring potential benefits to the students, to the assistencial
practice and to the Nursing Sciences because it made results be applied to the reality where
the problem had come from. Therefore, students, along with their strategies, were confirmed
to contribute to the implementation of the NP, since these opinion makers are subjects who
act, transform and wish to make Nursing better and different, with more autonomy, criticism
and reflection upon its work process. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dadas las dificultades de aplicación del Proceso de Enfermería (PE) en un Hospital
Universitario (HU), este estudio tuvo como objetivo general en esta investigación,
problematizar el trabajo de la enfermería en la Unidad de Clínica Médica (UCM) y las
dificultades de aplicación del PE,bajo la óptica delos estudiantes de Enfermería, partiendo del
estímulo a su protagonismo para la transformación de la realidad social en la que viven. Fue
utilizada la Metodología de la Problematización (MP), siendo el Arco de Maguerez la
estrategia de recolección de datos, que se celebró de Octubre/2012 a febrero/2013. Esta
metodología incluye cinco pasos: observación de la realidad; puntos clave;
teorización;hipótesis de soluciones y aplicación a la realidad. Participaron directamente de la
investigación 15 estudiantes y, de manera indirecta, ocho enfermeras de UCM. En total, se
celebraron ocho Encuentros de Problematización, los cuales fueron registrados en el equipo
de audio y video, con el consentimiento de los participantes. Los datos fueron transcritos y
analizados a partir del análisis textual discursiva, al paso que se llevaron a cabo las reuniones.
La observación de la realidad indicó potenciales y deficiencias en el trabajo de las enfermeras,
y señaló que la falta de Sistematización de la Asistencia de Enfermería y que el PE no se
utiliza para guiar su trabajo. En la etapa de teorización, se refleja cerca de los conceptos de
subjetividad y procesos de singularización,lo que sirvió como un subsidio para la
construcción de estrategias de organización y de mediación del trabajo, centrándose en su
división; en normas, rutinas y flujos; dimensionamiento de personal; informatización;
diálogo; educación permanente / continua en salud y "intervención" del Estado. Estas
estrategias fueron presentados a cinco enfermeras en el paso de aplicación de la realidad,
obteniendo la validación de algunas y la refutación de otras, con cierta resistencia de los
enfermeros sobre las características del trabajo observadas por los estudiantes. A partir de las
situaciones de trabajo discutidos con estudiantes, fue verificada la manifestación individual
del deseo, el desarrollo de una revolución molecular y la construcción de los conjuntos como
procesos de singularización presentes en la contribución de ellos para la implementación del
PE. Llegó a la conclusión de que el estudiante de enfermería no quiere adaptarse a las tablas
predeterminadas que refuerzan las dificultades de aplicación del PE, ya que contesta el
dimensionamiento de personal, la organización del trabajo de enfermería y otros servicios
hospitalarios, así como la adaptación de la enfermera y el interés en la gestión hospitalaria en
el PE. También llegase a la conclusión de que es necesario tomar conciencia de la presencia e
influencia de la subjetividad capitalística en el trabajo, para que el EP sea operacionalmente
pensado y vivido por los trabajadores y estudiantes, en el UH. Por otra parte, la MP consiguió
combinar los potenciales beneficios para los estudiantes, a la práctica asistencial a la ciencia
de la enfermería, ya que contempló la devolución de los resultados a la realidad de donde se
extrajo el problema. Por lo tanto, fue posible confirmar la tesis de que los estudiantes sean
capaces de contribuir a las estrategias para la aplicación del PE, ya que marcan tendencias,
sujeto de la acción y la transformación y tienen el deseo de hacer una enfermería mejor y
diferente, con más autonomía, crítica y reflexión en su proceso de trabajo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing process |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing students |
pt_BR |
dc.subject |
Proceso de enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes de enfermería |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de implementação do processo de enfermagem: contribuições de estudantes de enfermagem nos ambientes de prática de ensino e assistência |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implementation strategies of the nursing process: contributions given by nursing students in environments of teaching and assistance |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estrategias de implementación del proceso de enfermería: contribuciones de estudiantes de enfermería en los ambientes de práctica de enseñanza y asistencia |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |