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dc.contributor.author Braido, Janaina Agostini
dc.contributor.author Caporlingua, Vanessa Hernandez
dc.date.accessioned 2016-11-08T02:19:11Z
dc.date.available 2016-11-08T02:19:11Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation BRAIDO,Janaina Agostini; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A Educação Ambiental como educação política e os direitos das mulheres na atividade pesqueira. 2013, Florianópolis. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=a523426cc5857453> Acesso em: 14. Ago. 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6675
dc.description.abstract Este trabalho propõe uma reflexão sobre o status das mulheres atuantes na cadeia produtiva da pesca, tendo como cenário as comunidades pesqueiras artesanais do Rio Grande/RS e de São José do Norte/RS. A pesquisa documental apresenta a inexpressiva inserção das mulheres nas esferas de poder e o despreparo das colônias de pesca como entidades de apoio aos pescadores no exercício de seus direitos e cumprimento de suas obrigações. Na busca pelo reconhecimento dos direitos sociais dos agentes estudados e para sua transformação social, destaca-se a importância da Educação Ambiental, entendida como educação política, como ferramenta para a mudança de todas as formas de discriminação e para o incentivo do diálogo entre conhecimentos. O Estado é apresentado nesse processo, enfim, como agente provocador e executor de políticas públicas direcionadas aos pescadores e a seus entes representativos, para a consolidação dos ideais de cidadania e justiça social para todos os envolvidos no processo. pt_BR
dc.description.abstract This work proposes a reflection about the active women`s status in the production chain of fishery, having as a scenery the artisanal fishing communities of Rio Grande/RS and São José do Norte/RS. The documentary research presents the inexpressive insertion of the women in the spheres of power and the unpreparedness of fishing colonies as entities of the fishermen`s support executing their rights and the fulfillment of their duties. Searching for the recognition of social rights of the agents studied as well as for their social transformation, it became highly relevant the importance of Environmental Education to be seen as a political education to change all forms of discrimination and to encourage debate among different sources of knowledge. The State is present in this process as a provocative agent and executor of public policies which are directed not only to the fishermen but also to their representative bodies in order to consolidate the ideals of citizenship and social justice for all those involved in the process. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pesca Artesanal pt_BR
dc.subject Educação Ambiental e Política pt_BR
dc.subject Direito das Mulheres pt_BR
dc.subject Artisanal Fishing pt_BR
dc.subject Environmental Education and Politics pt_BR
dc.subject Women‟s Rights pt_BR
dc.title A Educação ambiental como educação política e os direitos das mulheres na atividade pesqueira pt_BR
dc.title.alternative Environmental education as political education and the rights of women in the fishing activity pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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