dc.contributor.advisor |
Senna, Adriana Kivanski de |
|
dc.contributor.advisor |
Matos, Júlia Silveira |
|
dc.contributor.author |
Faria, Simone Gomes de |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-14T12:22:48Z |
|
dc.date.available |
2016-11-14T12:22:48Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FARIA, Simone Gomes de. A formação de professores de história na pós-redemocratização 1980-2013: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai. 2016. 404 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6683 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História
sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva
e sua abordagem é qualitativa. Desta forma, o eixo temporal compreende entre 1980 até 2013,
período após a redemocratização do Brasil e do Uruguai; e o recorte espacial para o estudo foi
na Universidade Federal do Rio Grande/FURG situada no Brasil, e no Instituto de Profesores
―Artigas‖ /IPA localizado na capital do Uruguai. O método aportado para a consecutividade
deste trabalho é a Educação Comparada que servirá de base para que possamos ampliar o
nosso olhar em torno do nosso objeto historiográfico. Seguindo essa linha de pensamento,
pretendemos inicialmente fazer uma descrição dos dados pedagógicos para que seja viável um
entrelaçamento dos dados históricos, políticos, econômicos e sociais, e depois de observadas
as semelhanças e as diferenças faremos um enlaçamento sincronizado consoante a perspectiva
teórica do método comparativo de Bereday para obtenção de conclusões contundes ao redor
das categorias da natureza histórica: a explicação e a evidência. O nosso objeto de
investigação pretende aferir como se dá a relação entre a pesquisa e a docência no Brasil e no
Uruguai no Ensino de História. O procedimento da operação metodológica será cerceado pelo
uso da História Oral para observarmos as singularidades específicas de cada contexto.
Inegavelmente se pode afirmar que a História da Educação, na América Latina, se encontra
conectada, não obstante, devemos expor as singularidades de cada um dos países em um dado
momento histórico. Assim sendo, os países apresentaram particularidades na formação dos
professores universitários e terciários de História que serão delineadas à medida que esta
narrativa for sendo desvelada. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El presente trabajo tiene el escopo central compreender las concepciones de los professores de
História sobre la relación entre la investigación y la enseñanza. La investigación presenta un
carácter descriptivo y su enfoque es cualitativo. De esta manera, el eje de tiempo comprende
entre 1980 hasta 2013, el período después de la redemocratización de Brasil y Uruguay; y el
recorte de espacio para el estudio fue en la Universidad Federal de Río Grande/FURG sitiada
en Brasil y el Instituto de Profesores "Artigas" /IPA ubicado en la capital de la República
Oriental del Uruguay. El método acoplado para la consecutividade desde trabajo es la
Educación comparada como base para nosotros para ampliar nuestra mirada alrededor de
nuestro objeto historiográfico. Siguiendo esta línea de pensamiento, tenemos la intención de
hacer inicialmente una descripción de la información pedagógica para ser viable un
entretejido de datos históricos, políticos, económicos y sociales, y después de observar las
similitudes y diferencias que hacemos una unión sincronizada dependiendo de la perspectiva
teórica del método comparativo Bereday obtener contundes conclusiones en torno de las
categorías de la naturaleza histórica: la explicación y las evidencias. Nuestro trabajo desea
analizar la relación entre la investigación e la docência em el Brazil y Uruguay en la
Enseñanza de História. El procedimiento metodológico de la operación será reducido por el
uso de la Historia Oral para observarmos las peculiaridades específicas de cada contexto. Sin
duda se puede decir que la Historia de la Educación en América Latina, está conectado, a
pesar, debemos exponer las singularidades de cada uno en un determinado momento. Por lo
tanto, los países tenían particularidades en la formación de los profesores universitários e
terciarios de Historia que le serán indicados en la medida en que esta narrativa es develada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação comparada |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior e terciário |
pt_BR |
dc.subject |
La formación del profesorado de Historia |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Historia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación comparada |
pt_BR |
dc.subject |
La enseñanza universitária y terciaria |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores de história na pós-redemocratização 1980-2013: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |