Abstract:
Nos dias atuais, empresas dos mais variados setores demandam conhecimentos do profissional das Ciências
Contábeis que vão além dos registros contábeis, requerendo que este possua visões aprofundadas, críticas analíticas
das diversas necessidades organizacionais, inclusive aquelas que envolvam o processo gerencial e o papel de
liderança, levando o contador a buscar uma sólida formação acadêmica. Neste sentido, a pesquisa exerce papel
fundamental, ao desenvolver no aluno, entre outras características, o senso-crítico e a busca pelo autoconhecimento.
Este trabalho procura observar a questão do envolvimento com a pesquisa científica pela ótica do discente, ou seja,
pela visão do sujeito que sofre o processo. O objetivo é verificar se existe uma relação das experiências com a
pesquisa científica durante a graduação e as possíveis dificuldades enfrentadas na elaboração de artigos técnicocientíficos
pelos discentes em um curso de mestrado. Este trabalho selecionou como amostra os alunos das turmas de
2009 e 2010 do mestrado acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Um
questionário foi elaborado, tendo como base o referencial teórico, e foi dividido em três partes. Na primeira parte,
buscam-se informações a respeito da graduação do respondente. Na segunda, analisa-se qual a experiência que o
mesmo teve com a pesquisa científica durante a graduação. A terceira parte aborda a experiência atual do discente no
mestrado. Por fim, verifica-se se existe alguma relação entre as dificuldades atuais com as experiências passadas,
observando o tópico “pesquisa científica”. Para tabulação e análise dos dados foi utilizado o SPSS Data Entry.
Constatou-se que o interesse durante a graduação, entre as variáveis analisadas, é a peça chave para se explicar o
grau de dificuldade que os mestrandos encontram hoje na elaboração de artigos. Porém, foi observado que o interesse
pela pesquisa é influenciado de maneira significativa pelo incentivo, em termos de financiamento, dado a projetos de
pesquisa, pelas instituições de ensino superior.
Nowadays, companies from many different sectors require professional knowledge of accounting science that go
beyond the accounting records, requiring it to have visions depth, analytical reviews of the various organizational needs,
including those involving the managerial and leadership role, causing the counter to get a solid academic background.
In this sense, research plays a fundamental role in developing the student, among other characteristics, the critical
sense, and the search for self. This article observes the question of involvement with scientific research from the
perspective of the student, ie the vision of the subject who undergoes the process. The goal is to see if there is a
relationship of scientific research experiments during their undergraduate and possible difficulties in the preparation of
technical-scientific articles by students in a masters course. This study selected a sample of the students in the classes
of 2010 and 2009 academic Master of Science in Accounting from the State University of Rio de Janeiro. The
questionnaire was developed based on the theoretical and was divided into three parts. The first part seeks to
information about the graduation of the respondent. In the second, which analyzes the experience that it had with the
scientific research during graduation. The third part deals with the experience of current students in the Masters. Finally,
we verify if there is any relationship between the current difficulties with past experiences in relation to scientific
research. For tabulation and data analysis is used SPSS Data Entry. It was found that the interest during the graduation
between the variables, is the key to explain the degree of difficulty that the masters are now in the drafting of articles.
However, it was observed that the interest in research is influenced significantly by the incentive given to research
projects, in terms of funding, institutions of higher education.