Abstract:
O ensino superior no Brasil sofre modificações constantes e a utilização de novos métodos de ensino-aprendizagem é
de suma importância. O objetivo deste estudo foi demonstrar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores
de nível superior do Curso de Ciências Contábeis da UFCG, Campus de Sousa-PB. Esta Universidade introduziu em
2004, no Campus de Sousa-PB, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, o que despertou o interesse de vários
estudantes e técnicos da profissão em graduarem-se no referido curso. Para os professores isto se torna mais um
desafio pelo fato de que alguns desses alunos possuem o conhecimento prático na área. A questão problema que
norteia o estudo é Como as estratégias de ensino e as metodologias adotadas pelos docentes que lecionam no curso
de graduação em Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa, lidam com diferentes níveis de conceitos prévios sob
o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem? Como procedimentos metodológicos a pesquisa caracteriza-se
como de natureza quantitativa, do tipo descritiva e quanto a sua amplitude optou-se pela pesquisa de campo, sendo a
coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado. As principais estratégias de ensino adotadas são
dinâmicas, seminários, aulas expositivas, palestras, aulas orientadas e estudos de caso. Quanto ao perfil do docente
que compõe o Curso de Ciências Contábeis em Sousa-PB são profissionais que possuem um alto grau de capacidade,
e têm a vontade de inserir a prática nos ensinamentos Contábeis fazendo do aluno de Contabilidade não só um
pesquisador, mas um profissional preparado para o mercado de trabalho.
Higher education in Brazil undergoes constant changes and new methods of teaching and learning is paramount. The
objective of this study was to demonstrate the teaching methodologies used by teachers of upper level Accounting
Course UFCG, Campus de Sousa-PB. The University introduced in 2004, Campus de Sousa-PB, the course of
Bachelor of Science in Accounting, which aroused the interest of many students and technicians in the profession to
graduate in that course. For teachers this becomes more challenging by the fact that some of these students have the
knowledge in the area. The question that guides the study issue is how the teaching strategies and methodologies
adopted by the faculty who teach undergraduate courses in Accounting UFCG - Campus Sousa, deal with different
levels of previous concepts from the point of view of the teaching-learning? The methodological procedures involved the
research is characterized as a quantitative, descriptive and its range and it was decided to field research, data collection
was performed using a structured questionnaire. The main strategies adopted are dynamic teaching, seminars, lectures,
lectures, guided and case studies. Regarding the profile of teachers that make up the Accounting Course in Sousa-PB
are professionals who have a high capacity, and have the desire to include practice teaching in Accounting Accounting
student doing not only a researcher but a professional prepared for the labor market.