Abstract:
O presente artigo está inserido no campo das reflexões acerca do
ensino de História e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partindo
do princípio de que a atuação docente nessa modalidade de ensino
deve proceder-se de modo diferente do ensino regular, por se tratar
de alunos em fase adulta, o objetivo aqui é analisar e discutir as
práticas e perspectivas docentes nessa modalidade de ensino. Com
um referencial fundamentado na teoria da história, teoria educacional
e da metodologia denominada História Oral, busca-se perceber como
os professores organizaram e mediaram os saberes históricos em
sala de aula. Para tanto foram realizadas entrevistas com três
professores que atuaram na EJA entre os anos de 2006 e 2009. O
recorte temporal específico foi selecionado em função do
estabelecimento das Diretrizes Curriculares para a Educação de
Jovens e Adultos no Paraná (DCE/EJA, 2006), sendo que essa
proposta modificou o que vinha sendo feito até aquele momento,
representando até hoje um marco nessa modalidade no Estado do
Paraná. Analisar as práticas individuais ao longo do recorte temporal
selecionado não significa a elaboração de um diagnóstico final sobre
o ensino de História na EJA em Guarapuava, mas sim um estudo de
caso no qual há possibilidades de melhor vislumbrar as experiências
e vivências do cotidiano escolar.
This paper is inserted in the field of thoughts about the teaching of
History in “Education for Youths and Adults” (EJA). Based on the
principle that teaching practice in this type of education should be
carried out differently from regular education, because students are
adult, the goal here is to analyze and discuss the teaching practices
employed in this type of education. Through theoretical approaches of
Education and Oral History methodology, this study seeks to
understand how teachers organize and mediate the historical knowledge in the classroom. For this purpose, interviews were
conducted with three teachers who worked with EJA between 2006
and 2009. The specific time frame was selected on the basis of the
establishment of the Curriculum Guidelines for Youth and Adults in
Paraná, 2006, this proposal representing today a landmark in this
modality in the State of Paraná. Analyzing individual practices over
the selected time frame does not mean the preparation of a final
diagnosis on the teaching of History within EJA in Guarapuava, but a
case study in which there are opportunities for a better glimpse of the
experiences of daily school life.