Olhares sobre o ensino de história na educação de jovens e adultos: um estudo com professores da cidade de Guarapuava, PR

Bonete, Wilian Junior

Abstract:

 
O presente artigo está inserido no campo das reflexões acerca do ensino de História e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partindo do princípio de que a atuação docente nessa modalidade de ensino deve proceder-se de modo diferente do ensino regular, por se tratar de alunos em fase adulta, o objetivo aqui é analisar e discutir as práticas e perspectivas docentes nessa modalidade de ensino. Com um referencial fundamentado na teoria da história, teoria educacional e da metodologia denominada História Oral, busca-se perceber como os professores organizaram e mediaram os saberes históricos em sala de aula. Para tanto foram realizadas entrevistas com três professores que atuaram na EJA entre os anos de 2006 e 2009. O recorte temporal específico foi selecionado em função do estabelecimento das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná (DCE/EJA, 2006), sendo que essa proposta modificou o que vinha sendo feito até aquele momento, representando até hoje um marco nessa modalidade no Estado do Paraná. Analisar as práticas individuais ao longo do recorte temporal selecionado não significa a elaboração de um diagnóstico final sobre o ensino de História na EJA em Guarapuava, mas sim um estudo de caso no qual há possibilidades de melhor vislumbrar as experiências e vivências do cotidiano escolar.
 
This paper is inserted in the field of thoughts about the teaching of History in “Education for Youths and Adults” (EJA). Based on the principle that teaching practice in this type of education should be carried out differently from regular education, because students are adult, the goal here is to analyze and discuss the teaching practices employed in this type of education. Through theoretical approaches of Education and Oral History methodology, this study seeks to understand how teachers organize and mediate the historical knowledge in the classroom. For this purpose, interviews were conducted with three teachers who worked with EJA between 2006 and 2009. The specific time frame was selected on the basis of the establishment of the Curriculum Guidelines for Youth and Adults in Paraná, 2006, this proposal representing today a landmark in this modality in the State of Paraná. Analyzing individual practices over the selected time frame does not mean the preparation of a final diagnosis on the teaching of History within EJA in Guarapuava, but a case study in which there are opportunities for a better glimpse of the experiences of daily school life.
 

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