Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método fenomenológico constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico temse por intuito elencar pressupostos que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo na busca de uma educação mais humana e libertária. Problematizase
no texto a necessidade de refletir sobre uma perspectiva pedagógica que aponte para uma marcha fenomenológica enquanto movimento não apenas para acolher o sujeito diferente, mas com ele organizar encontros de diferentes em busca de uma unidade mínima para atuar a transformação.
The present work is intended to reflect on the educational thought of Paulo Freire, which influence the
phenomenological method constituted their way of thinking and doing education. From a critical descriptive
study is intended to list assumptions that may demonstrate the author for transit between different views of
the world in search of a more humane and libertarian education. Problematize the text is the need to reflect
on a pedagogical perspective that leads to a phenomenological gears while moving not only to accommodate
the different subject but it organize meetings with different searching for a minimal unit to perform the
transformation.