Show simple item record

dc.contributor.author Freitas, André Luis Castro de
dc.contributor.author Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
dc.date.accessioned 2016-12-02T18:21:21Z
dc.date.available 2016-12-02T18:21:21Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FREITAS, André Luis Castro; FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. Paulo Freire e a educação contemporânea: tecendo fios por entre a fenomenologia. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristovão. Anais do... São Cristovão: UFS, 2014. Disponível em: <http://www.educonse.com.br/viiicoloquio/default.asp#>. Acesso em: 22 fev. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1982-3657
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6865
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método fenomenológico constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico tem­se por intuito elencar pressupostos que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo na busca de uma educação mais humana e libertária. Problematiza­se no texto a necessidade de refletir sobre uma perspectiva pedagógica que aponte para uma marcha fenomenológica enquanto movimento não apenas para acolher o sujeito diferente, mas com ele organizar encontros de diferentes em busca de uma unidade mínima para atuar a transformação. pt_BR
dc.description.abstract The present work is intended to reflect on the educational thought of Paulo Freire, which influence the phenomenological method constituted their way of thinking and doing education. From a critical descriptive study is intended to list assumptions that may demonstrate the author for transit between different views of the world in search of a more humane and libertarian education. Problematize the text is the need to reflect on a pedagogical perspective that leads to a phenomenological gears while moving not only to accommodate the different subject but it organize meetings with different searching for a minimal unit to perform the transformation. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inacabamento pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Incompleteness pt_BR
dc.subject Consciousness pt_BR
dc.title Paulo Freire e a educação contemporânea: tecendo fios por entre a fenomenologia pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record