dc.contributor.author |
Freitas, André Luis Castro de |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-02T18:21:21Z |
|
dc.date.available |
2016-12-02T18:21:21Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
FREITAS, André Luis Castro; FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. Paulo Freire e a educação contemporânea: tecendo fios por entre a fenomenologia. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristovão. Anais do... São Cristovão: UFS, 2014. Disponível em: <http://www.educonse.com.br/viiicoloquio/default.asp#>. Acesso em: 22 fev. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1982-3657 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6865 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método fenomenológico constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico temse por intuito elencar pressupostos que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo na busca de uma educação mais humana e libertária. Problematizase
no texto a necessidade de refletir sobre uma perspectiva pedagógica que aponte para uma marcha fenomenológica enquanto movimento não apenas para acolher o sujeito diferente, mas com ele organizar encontros de diferentes em busca de uma unidade mínima para atuar a transformação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work is intended to reflect on the educational thought of Paulo Freire, which influence the
phenomenological method constituted their way of thinking and doing education. From a critical descriptive
study is intended to list assumptions that may demonstrate the author for transit between different views of
the world in search of a more humane and libertarian education. Problematize the text is the need to reflect
on a pedagogical perspective that leads to a phenomenological gears while moving not only to accommodate
the different subject but it organize meetings with different searching for a minimal unit to perform the
transformation. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inacabamento |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Incompleteness |
pt_BR |
dc.subject |
Consciousness |
pt_BR |
dc.title |
Paulo Freire e a educação contemporânea: tecendo fios por entre a fenomenologia |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |