A contribuição do conceito de competências nos campos científico e gerencial: um tour sobre pesquisas empíricas e suas relações epistemológicas

Weymer, Alex Sandro Quadros; Silva, Eduardo Damião da

Abstract:

 
A gestão por competências é um campo de estudo relativamente novo, mas que tem despertado interesse de estudiosos na busca da construção do conhecimento e de profissionais interessados em utilizar tal conhecimento em práticas de gestão. Entretanto, questiona-se se a crescente produção científica está de fato contribuindo para evolução da ciência ou se o interesse está relacionado a tentativas de resolução de problemas pontuais e puramente pragmáticos. Tal questionamento induz a refletir sobre as diversas possibilidades que esse campo de conhecimento oferece, a fim de que se possa esclarecer se ciência e prática se interpõem, ou se existem interesses divergentes e desconectados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para novos direcionamentos sobre o tema a partir de um recorte epistemológico, especialmente sob as perspectivas de Thomas Kuhn e Karl Popper em relação à demarcação científica e validade metodológica, bem como destacar alguns estudos sobre gestão por competências que oferecem subsídios para efeito de comparação. Para esse propósito, foram utilizadas pesquisas de artigos e periódicos especializados da área, os quais serviram de base para fundamentação deste estudo. Conclui-se que, independentemente da concepção epistemológica ou filosófica, o rigor metodológico é que irá garantir resultados válidos, que serão utilizados de maneira complementar, tanto por pesquisadores quanto por gestores interessados na aplicação dos conceitos. Assim, defende-se a posição de que é possível gerar conhecimento científico na área de Administração, pois, mesmo que as diversas vistas parciais permitam elaborar um mapa impreciso da totalidade procurada, ainda assim tal “mapa” ajudará a compreender o território em estudo, nos termos definidos por Richardson (1999).
 
Although competency-based management is a new field of study, it has stimulated the interest of scholars, in the search for and development of knowledge, and professionals interested in using such knowledge in management practices. However, one wonders whether the growing scientific production is actually contributing to the evolution of science or if the interest relates to attempts to solve specific and purely pragmatic problems. Such questioning induces reflections on the diverse possibilities presented in this field of knowledge, in order to clarify whether science and practice overlap each other, or the presence of divergent and disconnected interests. In that sense, the purpose of this study is to contribute to new directions on the topic from an epistemological outlook, especially from the perspectives of Thomas Kuhn and Karl Popper regarding scientific demarcation and methodological validity, and also highlight some studies on competency-based management that provide subsidies for comparison. For that purpose, we used research papers and professional journals, which provided the basis for the rationale of this study. It was concluded that regardless the epistemological and philosophical conception, the methodological rigor is what will assure valid results, which will be used in a complementary way by researchers and managers interested in applying the concepts. By this means, defending the position that it is possible to generate scientific knowledge in the field of Administration, even if the various partial views allow the creation of a crude map of the entirety of the demand, despite the lack of precision, the "map" will help the understanding of the territory under study, in terms defined by Richardson (1999).
 

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