dc.contributor.author |
Claro, Lisiane Costa |
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dc.contributor.author |
Pereira, Vilmar Alves |
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dc.date.accessioned |
2016-12-21T05:12:17Z |
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dc.date.available |
2016-12-21T05:12:17Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vilmar Alves. Educação ambiental e história ambiental em diálogo como possibilidades para o ser mais: um contraponto ao pensamento dualista. Historiae, Rio Grande, v. 6, n. 2, p. 308-326, 2015. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/5597/3506 >. Acesso em: 20 dez. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1519-8502 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6949 |
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dc.description.abstract |
Ao reivindicar o campo da Educação Ambiental enquanto
uma concepção educativa que dialogue com o projeto de uma sociedade
utópica no sentido do inédito viável, mais justa e com a superação das
opressões, encontramos enquanto premissa a necessidade de rever
permanentemente a vocação ontológica da educação. Aproximamos
essa perspectiva a um campo do saber que se constitui em um sentido
próximo ao campo amplo educativo que buscamos revitalizar, a
História Ambiental. Acreditamos que esses campos se aproximam
tanto no que tange as suas possibilidades transformadoras, como
também em relação as possíveis fragilidades que possam surgir em
torno de discursos aligeirados e intencionalidades antagônicas a um
projeto de sociedade anunciado em Freire. Com isso, enfatizamos
que a tanto a Educação Ambiental quanto a História Ambiental
nas quais acreditamos, devem estar vinculadas a uma proposta que
aborde os saberes-fazeres dos sujeitos no horizonte do ser mais. Temos
enquanto objetivo lançar provocações em torno desse diálogo entre a
Educação Ambiental e a História Ambiental que auxiliem na revisão
das posturas educativas presentes nos diferentes espaços, de maneira
a revitalizar a necessidade dos fundamentos no campo da educação,
mais especificamente, no bojo de uma Educação Ambiental que se
pretenda popular. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
História ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ser mais |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e história ambiental em diálogo como possibilidades para o ser mais: um contraponto ao pensamento dualista |
pt_BR |
dc.type |
article |
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