Abstract:
O objetivo deste estudo consiste em recuperar, a partir das memórias
de um objeto da cultura material escolar da década de 1940,
fragmentos dos primeiros tempos da escolarização do aluno Urbano
Kehl, na zona rural de Presidente Lucena/RS. A lousa é utilizada para
evocar lembranças e conhecer um pouco sobre algumas práticas
escolares realizadas por alunos na primeira metade do século XX. A
pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral,
valendo-se de entrevistas semiestruturadas, além da análise
documental. O referencial teórico sustenta-se na perspectiva da História
Cultural. A análise, mesmo preliminar, possibilita compreender como os
elementos da cultura material escolar exigiam dos alunos atenção e
memorização, principalmente no momento da alfabetização.
Drawing on the memories of an object of school material culture from
the 1940s, this study aims to recover fragments from the early schooling
of student Urbano Kehl in the rural area of Presidente Lucena, State of
Rio Grande do Sul, Brazil. The blackboard is used to evoke memories
and learn a little about some school practices carried out by students in
the first quarter of the twentieth century. Research is qualitative and
uses the methodology of oral history, semi-structured interviews, and
documentary analysis. Theoretical framework relies on the perspective
of cultural history. Analysis, although preliminary, makes possible to
understand how the elements of school material culture requires from
students attention and memory, especially during literacy.