Show simple item record

dc.contributor.author Souza, José Edimar de
dc.contributor.author Silva, Taís dos Santos da
dc.contributor.author Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
dc.date.accessioned 2016-12-28T21:47:00Z
dc.date.available 2016-12-28T21:47:00Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation SOUZA, José Edimar; SILVA, Taís dos Santos da; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Memórias narradas e uma lousa: relíquias de Urbano Kehl nos primeiros tempos de escola em Presidente Lucena /RS (1940). Historiae, Rio Grande, v. 4, n. 1, p. 213-226, 2013. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3278/2525 >. Acesso em: 6 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 1519-8502
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6957
dc.description.abstract O objetivo deste estudo consiste em recuperar, a partir das memórias de um objeto da cultura material escolar da década de 1940, fragmentos dos primeiros tempos da escolarização do aluno Urbano Kehl, na zona rural de Presidente Lucena/RS. A lousa é utilizada para evocar lembranças e conhecer um pouco sobre algumas práticas escolares realizadas por alunos na primeira metade do século XX. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental. O referencial teórico sustenta-se na perspectiva da História Cultural. A análise, mesmo preliminar, possibilita compreender como os elementos da cultura material escolar exigiam dos alunos atenção e memorização, principalmente no momento da alfabetização. pt_BR
dc.description.abstract Drawing on the memories of an object of school material culture from the 1940s, this study aims to recover fragments from the early schooling of student Urbano Kehl in the rural area of Presidente Lucena, State of Rio Grande do Sul, Brazil. The blackboard is used to evoke memories and learn a little about some school practices carried out by students in the first quarter of the twentieth century. Research is qualitative and uses the methodology of oral history, semi-structured interviews, and documentary analysis. Theoretical framework relies on the perspective of cultural history. Analysis, although preliminary, makes possible to understand how the elements of school material culture requires from students attention and memory, especially during literacy. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Ensino rural pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.title Memórias narradas e uma lousa: relíquias de Urbano Kehl nos primeiros tempos de escola em Presidente Lucena/RS (1940) pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record