Show simple item record

dc.contributor.author Mirco, Deise Duarte
dc.contributor.author Ávila, José Flávio
dc.date.accessioned 2017-01-03T11:36:13Z
dc.date.available 2017-01-03T11:36:13Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation MIRCO, Deise Duarte; AVILA, José Flávio. Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância. Sinergia, v. 18, n. 2, p. 49-64, 2014. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/4461>. Acesso em: 5 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7608
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6967
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas: a primeira constituiu uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para a elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda, de caráter quantitativo descritivo, destinou-se a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados do trabalho de Meyer, Allen e Smith para a realidade dos estudantes no ensino a distância, configurando-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69,01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental, respectivamente. Também foi possível verificar que os três comprometimentos analisados – afetivo, instrumental e normativo – não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to analyze the commitment of the Business Administration undergraduate program students of FURG in distance education (FURG/UAB). The study was elaborated in two stages: first a bibliographic analysis to identify the variables for the elaboration of the instrument for data collection, and second a descriptive quantitative approach intended to analyze the commitment of the students with the program. The questionnaires were adapted from the work of Meyer, Allen and Smith to the reality of students in distance education, thus constituting an analysis of Likert scale. The questionnaires were applied to the five centers first offering the Business Administration undergraduate program in the distance education at FURG. Out of 71 students, 49 answered the questionnaire, and a total rate of return of 69,01% was obtained. The results demonstrated that the affective aspect stood out followed by the normative and instrumental aspects respectively. Moreover, the three commitments analyzed (affective, instrumental and normative) were found as not antagonistic to each other, i.e. they can exist harmoniously in varying degrees and combinations. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Análise de comprometimento pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Commitment Analysis pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Likert Scale pt_BR
dc.title Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record