Abstract:
O referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres
musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório
de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de representação: as
Professoras e as Artistas. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década
de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação
das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande.
A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares,
a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional
e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Além de perceber a
representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o
processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o
Conservatório de Música de Rio Grande como importante espaço de atuação
feminina na esfera pública.
This article seeks to identify the forms of representation of women musicians,
from the memories of the students and Teachers of the Music Conservatory
of Rio Grande, highlighting two categories of representation: the teachers
and Artists. Took itself as temporal work the Decade of 1940 until the first half of 1950, considering the acting period of women interviewed within
the Conservatory of music in Rio Grande. From the oral interviews, sought
to identify the family influences, the motivation for the study of music, the
construction of the professional career and the dichotomy between being an
artist and being a teacher. In addition to realizing the direct representation with
each of these roles, we identified the process of conquest of space music by
women, setting up the Big River Conservatory of music as an important female
performance space in the public sphere.