Show simple item record

dc.contributor.author Atallah, Gianne Zanella
dc.date.accessioned 2017-01-05T16:15:15Z
dc.date.available 2017-01-05T16:15:15Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation ATALLAH, Gianne Zanella. Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande. Historiae, Rio Grande, v. 2, n. 3, p. 35-59, 2012. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/3158/1825 > Acesso em 2 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 1519-8502
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6983
dc.description.abstract O referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de representação: as Professoras e as Artistas. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música de Rio Grande como importante espaço de atuação feminina na esfera pública. pt_BR
dc.description.abstract This article seeks to identify the forms of representation of women musicians, from the memories of the students and Teachers of the Music Conservatory of Rio Grande, highlighting two categories of representation: the teachers and Artists. Took itself as temporal work the Decade of 1940 until the first half of 1950, considering the acting period of women interviewed within the Conservatory of music in Rio Grande. From the oral interviews, sought to identify the family influences, the motivation for the study of music, the construction of the professional career and the dichotomy between being an artist and being a teacher. In addition to realizing the direct representation with each of these roles, we identified the process of conquest of space music by women, setting up the Big River Conservatory of music as an important female performance space in the public sphere. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Positivismo pt_BR
dc.subject Conservatório de música de Rio Grande pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Positivism pt_BR
dc.subject Conservatory of music in Rio Grande pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.title Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record