Patrimônio para brincar: criando um jogo de percurso para o Museu da Baronesa – Pelotas/ RS

Buchweitz, Marlise; Gastaud, Carla; Lebedeff, Tatiana

Abstract:

 
O presente trabalho visa a refletir sobre Ação Educativa em Museus, explicitando a experiência de criação de um jogo para o Museu da Baronesa – Pelotas/RS. O desenvolvimento do mesmo realizou-se no curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas, numa turma de 6o semestre. A metodologia incluiu leituras de textos de diferentes teóricos que discutem a importância de um novo olhar para o papel do museu, além da realização de atividades educativas criadas em outros museus, para então, partir-se para a etapa de elaboração do jogo destinado ao Museu da Baronesa e que remete à exposição “Viagens” disponível no local. Observou-se a importância de um estudo em grupo para a confecção do jogo, além da etapa prática constantemente necessária para se perceber erros e acertos.
 
The present work aims to reflect on educational action in museums, specifically the experience of creating a game for the Museum of the Baroness – Pelotas, RS. Its development was held at the Museology Course of the Federal University of Pelotas, in the 6th semester class. The methodology included readings of different theoretical texts that discuss the importance of a new look at the role of the museum, as well as conducting educational activities created in other museums, then, to the stage of development of the game for the Museum of the Baroness, that refers to the exhibition “Travels” available at the place. The importance of a study group for the preparation of the game was noted, in addition to constantly practice step necessary to understand mistakes and successes.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos