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dc.contributor.advisor Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author Borba, Adélia Malena Medeiros
dc.date.accessioned 2017-05-16T19:58:15Z
dc.date.available 2017-05-16T19:58:15Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation BORBA, Adélia Malena Medeiros. Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil?. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7158
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar como as temáticas das disciplinas de conservação e preservação são tratadas nas universidades brasileiras, qual a sua importância no curso de biblioteconomia e para a sociedade. Para isso foram pesquisadas no website da ABECIN as universidades que possuem o curso de biblioteconomia, na qual se identificou 39 escolas. Verificou-se também as grades curriculares para constatar se há ou não disciplinas de conservação e preservação de acervos e se eram obrigatórias ou optativas. Após a realização das análises se constatou que 19 das 39 escolas possuem pelo menos uma disciplina voltada para esse tema, sendo que onze disciplinas são optativas, quatro obrigatórias e sete delas não informam o tipo. Considera-se que disciplinas que contemplam as temáticas de conservação ou preservação de acervos é bastante relevante para estudantes de cursos de biblioteconomia, pois estes conhecimentos poderão determinar em ações qualificadas de resguardo da memória, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer a história. pt_BR
dc.description.abstract El presente trabajo tiene como objetivo presentar como las temáticas de las disciplinas de conservación y preservación son tratadas en las universidades brasileñas, cuál es su importancia en el curso de biblioteconomía y para la sociedad. Para eso fueron investigadas en el sitio web ABECIN las universidades que poseen el curso de biblioteconomía, en la cual se identificó 39 instituciones. Se verifico también los grados curriculares para constatar si hay o no disciplinas de conservación y preservación de colecciones, y si eran obligatorias u optativas. Luego de la realización del análisis se constató que solamente 19 de 39 escuelas tienen al menos un curso centrado en este tema, y que los once temas son opcionales, cuatro obligatoria y siete de ellos no informan del tipo. Se considera que las disciplinas que se ocupan de los problemas de conservación o preservación de las colecciones es muy relevante para los estudiantes de los cursos de bibliotecología, ya que este conocimiento puede determinar para calificar las acciones de la memoria de guardia para que las generaciones futuras tengan la oportunidad de conocer la historia. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteconomia – ensino pt_BR
dc.subject Biblioteconomia – Brasil pt_BR
dc.subject Conservação de acervos pt_BR
dc.subject Preservação de acervos pt_BR
dc.subject Bibliotecología – enseñanza pt_BR
dc.subject Bibliotecología – Brasil pt_BR
dc.subject Conservación de las colecciones pt_BR
dc.subject Preservación de las colecciones pt_BR
dc.title Preservação e conservação de acervos: como estas temáticas são tratadas em cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil? pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
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