dc.contributor.author |
Vaghetti, César Augusto Otero |
|
dc.contributor.author |
Botelho, Silvia Silva da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2017-06-08T12:16:48Z |
|
dc.date.available |
2017-06-08T12:16:48Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2358-3452 |
|
dc.identifier.issn |
0102-7352 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7192 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas
envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista.
Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de
aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais,
educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas
publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os
resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e
realidade mista com ênfase no aspectos educacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this research was to present a revision of recent researches involving
ergonomics and usability in environments of mixed reality. The challenges associated to
the future of virtual environments of training that arise with those technologies and what
computational, educational and ergonomics resources should be implemented, were
investigated. The bibliographical revision was carried out through the search in three
service of index-linking in the Web, indicate that few researches utilize technologies of
increased and mixed reality with emphasis in the educational aspects. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Usabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade aumentada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Usability |
pt_BR |
dc.subject |
Augmented reality |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.title |
Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ergonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trends |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |