Abstract:
O objetivo deste estudo é investigar os determinantes do desempenho escolar em
Matemática e Língua Portuguesa dos alunos da 4a série/5o ano do ensino
fundamental nos dois setores do estado do Rio Grande do Sul e os fatores que
influenciam a decisão familiar quanto à inserção dos filhos em escolas da rede
pública ou privada, utilizando dados do SAEB de 2013. Além disso, também foi
estimado o diferencial de desempenho entre estudantes das referidas redes
educacionais. A fim de alcançar tais propósitos, foi utilizado o modelo de Heckman
(1979) para estimar o desempenho escolar e corrigir o possível viés de seleção
decorrente da tendência da família em escolher a rede privada de ensino. O Rio
Grande do Sul foi escolhido devido à tendência declinante da proficiência dos alunos
em ambos os setores escolares no período que compreende 1995 a 2005. Segundo
Hanushek (2002), a função de desempenho escolar leva em consideração três
principais características: do aluno, background familiar e características das escolas
e professores. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se o nível
socioeconômico dos pais, pois, à medida que este se eleva, maior é a probabilidade
de inserção em escolas particulares, e também iniciar os estudos pela pré-escola e
realizar o dever de casa, são fatores que elevam o desempenho escolar dos alunos.
The objective of this study is to investigate the determinants of school performance in
Mathematics and Portuguese Language of students in 4th grade / 5th year of primary
education in the two sectors of the state of Rio Grande do Sul and the factors that
influence the family decision regarding the insertion of children in public or private
schools, using data from the SAEB of 2013. In addition, it was also estimated the
differential of performance among students of the educational networks referred
before. In order to reach such purposes, the Heckman (1979) model was used to
estimate the school performance and correct the possible selection bias due to the
family's tendency to choose private schooling. Rio Grande do Sul was chosen due to
the declining tendency of student proficiency in both school sectors in the period from
1995 to 2005. According to Hanushek (2002), the school performance function takes
into account three main characteristics: student, family background and
characteristics of schools and teachers. Among the main results found, the
socioeconomic level of the parents stands out because, as it rises, the probability of
insertion in private schools is higher, and also initiating pre-school studies and do the
homework, are factors that elevate students' school performance.