Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos

Scherer, Raquel Pereira

Abstract:

 
Este estudo busca verificar questões pertinentes sobre critérios de acessibilidade s que os estudantes, com deficiência auditiva, encontram para utilizar os serviços e espaços das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo realizado foi do tipo transversal, descritivo com uma abordagem quali - quantitativa. A metodologia utilizada visou compreender a relação entre o sujeito surdo e as bibliotecas da FURG. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário que foi enviado por e - mail para os estudantes com deficiência auditiva da FURG. Levando - se em conta que as bibliotecas são mediadoras de informação, o uso das bibliotecas universitárias pelos deficientes auditivos est á relaciona do com os espaços mais atrativos e serviços oferecidos a o usuário no que tange à acessibilidade , pois quanto mais atrativos, maior será a frequência. Destaca a importância d e um sistema informacional específico, onde a tecnologia como material educativo é um recurso facilitador da a utonomia do deficiente auditivo associada à tradução simu ltânea em Língua Brasileira de S inais - LIBRAS. Concluiu - se que os estudantes não encontram dificuldade quanto ao uso dos espaços (virtual e físico) utilizado em comum po r todos .
 
This study aimed to verify some pertinent questions about accessibility criteria that students with hearing impairment find to use the services and spaces of the libraries in the Federal University of Rio Grande - FURG. This study was a cross - sectional, descriptive study with a qualitative - quantitative approach. The methodology used aimed to understand the relationship between the he aring impaired and the FURG libraries. Data collection was realized through a questionnaire that was sent by e - mail to students with hearing impairment. Taking into account that libraries are information mediators, the use of university libraries by the he aring impaired is related to the most attractive spaces and services offered to the user in terms of accessibility, because the more attractive , higher the frequency. It highlights the importance of a specific information system, where technology as an edu cational material is a resource that facilitates the autonomy of the hearing impaired associated to the simultaneous translation in Brazilian Sign Language (LIBRAS). It was concluded that students do not find difficulty regarding the use of spaces (virtual and physical) used in common by all.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia