Abstract:
Este estudo busca verificar questões pertinentes sobre critérios de acessibilidade s
que os estudantes, com deficiência auditiva, encontram para utilizar os serviços e
espaços das bibliotecas da Universidade
Federal do Rio Grande
-
FURG. O estudo
realizado foi do tipo transversal, descritivo com uma abordagem quali
-
quantitativa. A
metodologia utilizada visou compreender a relação entre o sujeito surdo e as
bibliotecas da FURG. A coleta dos dados foi realizada
através
de um questionário
que foi enviado por e
-
mail para os estudantes com deficiência auditiva da FURG.
Levando
-
se em conta que as
bibliotecas
são mediadoras de informação, o uso das
bibliotecas
universitárias pelos deficientes auditivos
est
á
relaciona
do com os
espaços mais
atrativos e serviços oferecidos a
o
usuário
no que tange à
acessibilidade
, pois quanto mais atrativos, maior será a frequência.
Destaca a
importância d
e um
sistema informacional
específico, onde
a tecnologia como
material educativo
é
um recurso facilitador da a
utonomia do deficiente auditivo
associada à tradução simu
ltânea em Língua Brasileira de S
inais
-
LIBRAS.
Concluiu
-
se que os estudantes não encontram dificuldade quanto ao uso dos
espaços (virtual e físico) utilizado em comum po
r todos
.
This study aimed to verify some pertinent questions about accessibility criteria that
students with hearing impairment find to use
the services and spaces of the libraries
in the Federal University of Rio Grande
-
FURG. This study was a cross
-
sectional,
descriptive study with a qualitative
-
quantitative approach. The methodology used
aimed to understand the relationship between the he
aring impaired and the FURG
libraries.
Data collection was
realized
through a questionnaire that was sent by e
-
mail
to students with hearing impairment.
Taking into account that libraries are information
mediators, the use of university libraries by the he
aring impaired is related to the
most attractive spaces and services offered to the user in terms of accessibility,
because the more attractive
,
higher the frequency. It highlights the importance of a
specific information system, where technology as an edu
cational material is a
resource that facilitates the autonomy of the hearing impaired associated to the
simultaneous translation in Brazilian Sign Language (LIBRAS). It was concluded that
students do not find difficulty regarding the use of spaces (virtual
and physical) used
in common by all.