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dc.contributor.advisor Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author Scherer, Raquel Pereira
dc.date.accessioned 2017-07-20T01:27:05Z
dc.date.available 2017-07-20T01:27:05Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SCHERER, Raquel Pereira. Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal Do Rio Grande( Furg): Opinião dos Alunos Deficientes Auditivos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7425
dc.description.abstract Este estudo busca verificar questões pertinentes sobre critérios de acessibilidade s que os estudantes, com deficiência auditiva, encontram para utilizar os serviços e espaços das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo realizado foi do tipo transversal, descritivo com uma abordagem quali - quantitativa. A metodologia utilizada visou compreender a relação entre o sujeito surdo e as bibliotecas da FURG. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário que foi enviado por e - mail para os estudantes com deficiência auditiva da FURG. Levando - se em conta que as bibliotecas são mediadoras de informação, o uso das bibliotecas universitárias pelos deficientes auditivos est á relaciona do com os espaços mais atrativos e serviços oferecidos a o usuário no que tange à acessibilidade , pois quanto mais atrativos, maior será a frequência. Destaca a importância d e um sistema informacional específico, onde a tecnologia como material educativo é um recurso facilitador da a utonomia do deficiente auditivo associada à tradução simu ltânea em Língua Brasileira de S inais - LIBRAS. Concluiu - se que os estudantes não encontram dificuldade quanto ao uso dos espaços (virtual e físico) utilizado em comum po r todos . pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to verify some pertinent questions about accessibility criteria that students with hearing impairment find to use the services and spaces of the libraries in the Federal University of Rio Grande - FURG. This study was a cross - sectional, descriptive study with a qualitative - quantitative approach. The methodology used aimed to understand the relationship between the he aring impaired and the FURG libraries. Data collection was realized through a questionnaire that was sent by e - mail to students with hearing impairment. Taking into account that libraries are information mediators, the use of university libraries by the he aring impaired is related to the most attractive spaces and services offered to the user in terms of accessibility, because the more attractive , higher the frequency. It highlights the importance of a specific information system, where technology as an edu cational material is a resource that facilitates the autonomy of the hearing impaired associated to the simultaneous translation in Brazilian Sign Language (LIBRAS). It was concluded that students do not find difficulty regarding the use of spaces (virtual and physical) used in common by all. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Bibliotecas pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Deficientes auditivos pt_BR
dc.subject Lingua Brasileira de sinais( libras) pt_BR
dc.subject Libraries pt_BR
dc.subject Acessibility pt_BR
dc.subject Hearning impaired pt_BR
dc.subject Brazilian sign language (libras) pt_BR
dc.title Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
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