Comportamento do consumidor na sociedade de consumo: reflexões para a gestão ambiental
Abstract:
Consideramos que a gestão ambiental e, de forma geral, a engenharia de produção devem ser estudadas de forma contextualizada e dentro de interesses sociais mais amplos. Nesse sentido, defendemos a posição de analisar o ambiente sob os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ecológicos. Ao mesmo tempo, entendemos que os estudos no campo da gestão ambiental não devem ficar restritos ao âmbito das organizações. Sendo assim, acreditamos que pesquisas que tratem de temas como o comportamento do consumidor podem oferecer uma significativa contribuição para a área.. O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise em torno do comportamento de consumidores adolescentes na sociedade de consumo e, com isso, despertar a reflexão e a discussão em torno das dificuldades que se apresentam à questão ambiental. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado mediante a utilização de múltiplas técnicas de investigação. As informações obtidas revelam a vulnerabilidade dos adolescentes no que diz respeito aos produtos que costumam e gostam de consumir. Ao final do trabalho, discutimos as conseqüências negativas dessa vulnerabilidade para a construção de um ambiente diferente e melhor que o atual.