Análise da identidade e produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG

Mattos, Leandro Cougo

Abstract:

 
O trabalho mapeou a identidade e a produção científica dos docentes e suas orientações no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do estudo bibliométrico, a fim de apresentar à sociedade um panorama sobre a produção científica e o perfil dos docentes do único programa de mestrado e doutorado em Educação Ambiental do país. A avaliação da produção científica docente do PPGEA pode ser um importante elemento para a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento do Programa, bem como pode auxiliá-lo na compreensão de algumas de suas necessidades de melhorias e investimentos, além de auxiliar no mapeamento de sua realidade, com base na formação e produção dos seus docentes, assim como de suas orientações. Sendo assim, o estudo analisou o currículo de 20 docentes permanentes e 2 docentes colaboradores do Programa, por meio da Plataforma Lattes. A coleta e análise dos dados se deu por meio das informações fornecidas nos Currículos Lattes dos Professores, podendo ter ficado ausente informações importantes, mas que não constavam nos currículos. Além dos dados coletados nos Currículos Lattes dos professores, alguns dados referentes às linhas de pesquisa foram coletados no site do PPGEA. O Trabalho alcançou seu objetivo principal, que foi mapear a identidade dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, através da análise da formação, produção e orientações, por meio do estudo bibliométrico.
 
The work mapped the identity and the scientific production of the teachers and their orientations in the Program of Post Graduation in Environmental Education (PPGEA) of the Federal University of Rio Grande (FURG), through the bibliometric study, in order to present to society a panorama On the scientific production and the profile of the teachers of the only master's and doctoral program in Environmental Education of the country. The evaluation of PPGEA's scientific teaching production can be an important element for the evaluation and monitoring of the program's development, as well as helping it to understand some of its needs for improvements and investments, as well as assisting in the mapping of its reality , Based on the training and production of their teachers, as well as their orientations. Thus, the study analyzed the curriculum of 20 permanent teachers and 2 collaborating teachers of the Program, through the Lattes Platform. The data collection and analysis was done through the information provided in the Teachers Lattes Curriculum, and important information that was not included in the curricula may have been missing. In addition to the data collected in the teachers' Lattes Curricula, some data referring to the research lines were collected on the PPGEA website. The work reached its main objective, which was to map the identity of the professors of the Postgraduate Program in Environmental Education of FURG, through the analysis of training, production and orientations, through the bibliometric study.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia