dc.contributor.advisor |
Dziekaniak, Gisele Vasconcelos |
|
dc.contributor.author |
Mattos, Leandro Cougo |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-26T18:07:46Z |
|
dc.date.available |
2018-04-26T18:07:46Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
MATTOS, Leandro Cougo. Análise da identidade e produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7632 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho mapeou a identidade e a produção científica dos docentes e suas orientações no
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do
Rio Grande (FURG), por meio do estudo bibliométrico, a fim de apresentar à sociedade um
panorama sobre a produção científica e o perfil dos docentes do único programa de mestrado
e doutorado em Educação Ambiental do país. A avaliação da produção científica docente do
PPGEA pode ser um importante elemento para a avaliação e o acompanhamento do
desenvolvimento do Programa, bem como pode auxiliá-lo na compreensão de algumas de
suas necessidades de melhorias e investimentos, além de auxiliar no mapeamento de sua
realidade, com base na formação e produção dos seus docentes, assim como de suas
orientações. Sendo assim, o estudo analisou o currículo de 20 docentes permanentes e 2
docentes colaboradores do Programa, por meio da Plataforma Lattes. A coleta e análise dos
dados se deu por meio das informações fornecidas nos Currículos Lattes dos Professores,
podendo ter ficado ausente informações importantes, mas que não constavam nos currículos.
Além dos dados coletados nos Currículos Lattes dos professores, alguns dados referentes às
linhas de pesquisa foram coletados no site do PPGEA. O Trabalho alcançou seu objetivo
principal, que foi mapear a identidade dos docentes do Programa de Pós-Graduação em
Educação Ambiental da FURG, através da análise da formação, produção e orientações, por
meio do estudo bibliométrico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The work mapped the identity and the scientific production of the teachers and their
orientations in the Program of Post Graduation in Environmental Education (PPGEA) of the
Federal University of Rio Grande (FURG), through the
bibliometric study, in order to present to society a panorama On the scientific production and
the profile of the teachers of the only master's and doctoral program in Environmental
Education of the country. The evaluation of PPGEA's scientific teaching production can be an
important element for the evaluation and monitoring of the program's development, as well as
helping it to understand some of its needs for improvements and investments, as well as
assisting in the mapping of its reality , Based on the training and production of their teachers,
as well as their orientations. Thus, the study analyzed the curriculum of 20 permanent
teachers and 2 collaborating teachers of the Program, through the Lattes Platform. The data
collection and analysis was done through the information provided in the Teachers Lattes
Curriculum, and important information that was not included in the curricula may have been
missing. In addition to the data collected in the teachers' Lattes Curricula, some data referring
to the research lines were collected on the PPGEA website. The work reached its main
objective, which was to map the identity of the professors of the Postgraduate Program in
Environmental Education of FURG, through the analysis of training, production and
orientations, through the bibliometric study. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometria |
pt_BR |
dc.subject |
Cientometria |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade docente |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometry |
pt_BR |
dc.subject |
Scientometry |
pt_BR |
dc.subject |
Postgraduate Program in Environmental Education (PPGEA) |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching identity |
pt_BR |
dc.title |
Análise da identidade e produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |