Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Altamir da Silva
dc.date.accessioned 2011-06-17T19:19:31Z
dc.date.available 2011-06-17T19:19:31Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation SOUZA, Altamir da Silva. Uma reflexão sobre as influências negativas da função de marketing. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE PODER LOCAL, 9., 2003, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2003. Disponível em: <http://www.gestaosocial.org.br/conteudo/eventos/Coloquio/ix-coloquio/ix-coloquio-internacional-sobre-poder-local.zip/view> Acesso em: 13 jun. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/763
dc.description.abstract O consumo de bens e serviços sustenta o sistema capitalista e, por isso, tem sido intensamente estimulado e exaltado como elemento vital para o alcance da tão sonhada felicidade. A idéia do consumo é vendida como solução para todas as carências e angustias da vida dos indivíduos, com e sem renda. A função de marketing tem intima relação com essa situação e exerce um papel significativo para a construção dessa realidade. Mediante uma reflexão crítica, pretendo com o presente ensaio demonstrar (1) que no discurso teórico e nas ações de marketing das organizações estão presentes aspectos negativos, contradições, incoerências, manipulações e hipocrisias; (2) que a valorização extrema do consumo tem contribuído para o surgimento de problemas como: a violência urbana, a poluição e o esgotamento de recursos naturais; (3) que o indivíduo, em seu papel de consumidor, está cada vez mais vulnerável, influenciável e dependente nas relações de consumo, fato esse que favorece a manutenção dessa situação. A partir dessa reflexão, entendo que é possível apresentar outras verdades e desconstruir o discurso hegemônico do marketing, que foi ao longo do tempo desenvolvido e conseguiu estabelecer regras de comportamento que passaram a ser aceitas e legitimadas como padrão de conduta para a maioria dos pesquisadores, praticantes e organizações. Mais do que isso, que os estudos sobre a área precisam ir além de análises simplistas, reducionistas e imediatístas. Assim, com tal reflexão pretendo contribuir para a discussão e a análise de alternativas que possam nos levar para um sistema alternativo que, além do valor econômico, efetivamente considere a necessidade de outros valores para que no futuro tenhamos uma sociedade diferente e melhor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Manipulação pt_BR
dc.subject Consumismo pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre as influências negativas da função de marketing pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record