Abstract:
A sociedade tem feito questionamentos às universidades públicas
sobre sua qualidade e a utilização dos recursos públicos a elas destinados,
destacando a importância da avaliação como um processo de transformação e
prestação de contas. Como instituição de ensino, a Universidade, além do ensino,
pesquisa e extensão, deve estar preocupada com processos contínuos de
autoavaliação, tendo em vista que eles podem contribuir para melhorar as práticas
de gestão e possibilitar a descoberta da percepção das pessoas sobre problemas
existentes. A autoavaliação institucional foi escolhida como objeto deste estudo
por acreditarmos que a autoavaliação deva tornar-se uma prática qualitativa e
reflexiva tornando-se uma ferramenta de trabalho para o desenvolvimento da
instituição, sendo o primeiro passo na busca do autoconhecimento, propiciando
um diagnóstico de sua realidade e favorecer a construção de uma cultura de
avaliação na instituição. Mas não basta apenas realizar a autoavaliação, pois é
necessário que o diagnóstico dela resultante sirva de base para o planejamento
institucional. Por esta razão, este estudo teve como objetivo geral verificar se a
FURG usa os resultados obtidos no processo da autoavaliação no planejamento e
gestão institucional. A pesquisa é um estudo de caso, de natureza descritiva e,
para sua realização foi feita uma análise nos questionários de autoavaliação
aplicados nos segmentos da comunidade acadêmica no ano de 2014, tendo em
vista que o processo de revisão do PDI da FURG é quadrienal e o próximo
processo de autoavaliação terá início em abril de 2018. Os itens que foram
apontados como pontos fortes, regulares e fracos, foram destacados para analisar
se a comunidade universitária possui o mesmo olhar sobre a Instituição, se este
resultado foi utilizado na elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico
(PDI) e se teve reflexo nas ações gerenciais. Posteriormente foi aplicado um
questionário aos gestores com o intuito de identificar se os resultados da
autoavaliação são utilizados no planejamento e na tomada de decisões no âmbito
de sua competência, qual seu envolvimento no processo avaliativo e qual a
percepção que eles têm com referência ao processo de autoavaliação da FURG.
Na análise dos dados foi possível concluir que os resultados da autoavaliação
institucional são de extrema relevância na formulação do PDI e na elaboração dos
Planos de Ações Anuais, todavia ainda existe desconfiança por parte da
comunidade acadêmica com referência às ações decorrentes do processo
avaliativo e envolvimento dos gestores no processo de autoavaliação. Os
resultados apontam para a importância da informação das ações efetivas que
resultaram do diagnóstico da autoavaliação, o que se mostrou ser uma falha no
processo.
The society has been questioning public universities about their
quality and use of resources, highlighting the importance of evaluation as a
process of transformation and accountability. The University, besides teaching,
research and outreach, must be concerned with ongoing processes of selfassessment,
since they can contribute to improve management practices and
enable the discovery of people's perception of existing problems. Institutional selfassessment
was chosen as the object of this study because we believe that the
self-assessment should become a qualitative and reflexive practice becoming a
working tool for the development of the institution, being the first step in the search
for self-knowledge, providing its diagnosis and building a culture of evaluation in
the institution. It is not enough to carry out self-assessment, it is necessary that the
resulting diagnosis serve as a basis for institutional planning. For this reason, this
study had as general objective to verify if FURG uses the results obtained in the
process of self-assessment in the institutional planning and management. This is a
descriptive case study and, for the execution of the research, an analysis was
carried out by self-assessment questionnaires applied in the segments of the
academic community in the year 2014. Since the review process of the Institutional
Development Plan (IDP) is four-yearly, the next self-assessment process will begin
in April 2018. The items pointed out as strong, regular and weak in the institution
were highlighted for analysis, to see if the university community has the same look
about the Institution, and whether this result was used in the elaboration of the IDP
and if it was reflected in the managerial actions. Subsequently, a questionnaire
was applied to the managers in order to identify if the results of the selfassessment
are used in the planning and decision making within their competence,
what their involvement in the evaluation process was and what perception they had
with reference to the self-assessment process of FURG. From the analysis of the
data, it was possible to conclude that the results of the institutional self-assessment
are extremely relevant in the formulation of the IDP and in the elaboration of the
annual action plans. However, there is still distrust on the part of the academic
community with reference to the actions resulting from the evaluation process and
involvement of managers in the self-assessment process. The results point to the
importance of the information of the effective actions that resulted from the
diagnosis of the self-assessment.