O reflexo do resultado da autoavaliação no planejamento e gestão institucional da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Conceição, Rosaura Alves da

Abstract:

 
A sociedade tem feito questionamentos às universidades públicas sobre sua qualidade e a utilização dos recursos públicos a elas destinados, destacando a importância da avaliação como um processo de transformação e prestação de contas. Como instituição de ensino, a Universidade, além do ensino, pesquisa e extensão, deve estar preocupada com processos contínuos de autoavaliação, tendo em vista que eles podem contribuir para melhorar as práticas de gestão e possibilitar a descoberta da percepção das pessoas sobre problemas existentes. A autoavaliação institucional foi escolhida como objeto deste estudo por acreditarmos que a autoavaliação deva tornar-se uma prática qualitativa e reflexiva tornando-se uma ferramenta de trabalho para o desenvolvimento da instituição, sendo o primeiro passo na busca do autoconhecimento, propiciando um diagnóstico de sua realidade e favorecer a construção de uma cultura de avaliação na instituição. Mas não basta apenas realizar a autoavaliação, pois é necessário que o diagnóstico dela resultante sirva de base para o planejamento institucional. Por esta razão, este estudo teve como objetivo geral verificar se a FURG usa os resultados obtidos no processo da autoavaliação no planejamento e gestão institucional. A pesquisa é um estudo de caso, de natureza descritiva e, para sua realização foi feita uma análise nos questionários de autoavaliação aplicados nos segmentos da comunidade acadêmica no ano de 2014, tendo em vista que o processo de revisão do PDI da FURG é quadrienal e o próximo processo de autoavaliação terá início em abril de 2018. Os itens que foram apontados como pontos fortes, regulares e fracos, foram destacados para analisar se a comunidade universitária possui o mesmo olhar sobre a Instituição, se este resultado foi utilizado na elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDI) e se teve reflexo nas ações gerenciais. Posteriormente foi aplicado um questionário aos gestores com o intuito de identificar se os resultados da autoavaliação são utilizados no planejamento e na tomada de decisões no âmbito de sua competência, qual seu envolvimento no processo avaliativo e qual a percepção que eles têm com referência ao processo de autoavaliação da FURG. Na análise dos dados foi possível concluir que os resultados da autoavaliação institucional são de extrema relevância na formulação do PDI e na elaboração dos Planos de Ações Anuais, todavia ainda existe desconfiança por parte da comunidade acadêmica com referência às ações decorrentes do processo avaliativo e envolvimento dos gestores no processo de autoavaliação. Os resultados apontam para a importância da informação das ações efetivas que resultaram do diagnóstico da autoavaliação, o que se mostrou ser uma falha no processo.
 
The society has been questioning public universities about their quality and use of resources, highlighting the importance of evaluation as a process of transformation and accountability. The University, besides teaching, research and outreach, must be concerned with ongoing processes of selfassessment, since they can contribute to improve management practices and enable the discovery of people's perception of existing problems. Institutional selfassessment was chosen as the object of this study because we believe that the self-assessment should become a qualitative and reflexive practice becoming a working tool for the development of the institution, being the first step in the search for self-knowledge, providing its diagnosis and building a culture of evaluation in the institution. It is not enough to carry out self-assessment, it is necessary that the resulting diagnosis serve as a basis for institutional planning. For this reason, this study had as general objective to verify if FURG uses the results obtained in the process of self-assessment in the institutional planning and management. This is a descriptive case study and, for the execution of the research, an analysis was carried out by self-assessment questionnaires applied in the segments of the academic community in the year 2014. Since the review process of the Institutional Development Plan (IDP) is four-yearly, the next self-assessment process will begin in April 2018. The items pointed out as strong, regular and weak in the institution were highlighted for analysis, to see if the university community has the same look about the Institution, and whether this result was used in the elaboration of the IDP and if it was reflected in the managerial actions. Subsequently, a questionnaire was applied to the managers in order to identify if the results of the selfassessment are used in the planning and decision making within their competence, what their involvement in the evaluation process was and what perception they had with reference to the self-assessment process of FURG. From the analysis of the data, it was possible to conclude that the results of the institutional self-assessment are extremely relevant in the formulation of the IDP and in the elaboration of the annual action plans. However, there is still distrust on the part of the academic community with reference to the actions resulting from the evaluation process and involvement of managers in the self-assessment process. The results point to the importance of the information of the effective actions that resulted from the diagnosis of the self-assessment.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)