Abstract:
A presente dissertação tem como objetivo fazer uma análise dos efeitos da indústria naval
no município de Rio Grande inicializados em 2006, com foco em diversas variáveis
socioeconômicas. Para tanto, foram utilizados os métodos indicados pela literatura de
avaliação, tais como diff in diff, propensity score matching e controle sintético. Dois
ensaios foram realizados: um que avalia os efeitos do polo sobre criminalidade –
utilizando a combinação de diff in diff e propensity score matching – e outro que faz uma
avaliação sobre um conjunto de variáveis socioeconômicas – utilizando o controle
sintético. Ao analisar-se temporalmente a trajetória da indústria naval instalada no
município de Rio Grande, tem-se que a mesma passou por três fases diferentes após
2006: (i) a primeira com o início dos investimentos onde não se teve uma grande
mudança socioeconômica na região; (ii) a segunda um período de investimentos
substanciais a partir de 2009-2010 que ficou conhecido como o começo do boom do polo
e; (iii) a terceira, período que começou entre 2014-2015 que foi o início da Crise do Polo.
As estimações dos dois ensaios demonstraram que houve impacto tanto negativo, como
em aumento da criminalidade e de internações hospitalares, quanto positivo, como
aumento da oferta de empregos, aumento da arrecadação de impostos, aumento do PIB
nos períodos posteriores a implementação do polo naval em Rio Grande.
The present dissertation aims to analyze the effects of the naval industry in the
municipality of Rio Grande initiated in 2006, focusing on several socioeconomic variables.
For this used the methods indicated by the evaluation literature such as diff in diff,
propensity score matching and synthetic control. Two essays were conducted: one that
evaluates the effects of polo on crime - using the combination of diff in diff and propensity
score matching - and another that evaluates a set of socioeconomic variables - using
synthetic control. When analyzing temporarily the trajectory of the naval industry installed
in the city of Rio Grande, one has that it went through three different phases after 2006: (i)
the first with the beginning of investments where there was no major socioeconomic
change in the region; (ii) the second a substantial investment period from 2009-2010 which
became known as the beginning of the pole boom and; (iii) the third, a period that began
between 2014-2015, which was the beginning of the Polo Crisis. The estimates of the two
tests showed that there was a negative impact, as well as an increase in crime and
hospital admissions, and positive, such as an increase in the supply of jobs, an increase in
tax collection, an increase in GDP in the periods after the implementation of the naval Polo
de Rio Grande.