dc.contributor.advisor |
Lunardi, Guilherme Lerch |
|
dc.contributor.author |
Wendland, Jonatas |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-12T23:03:40Z |
|
dc.date.available |
2018-07-12T23:03:40Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
WENDLAND, Jonatas. O impacto da utilização de dispositivos móveis no serviço de atendimento móvel de urgência (samu). 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Administração) — Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7718 |
|
dc.description.abstract |
Durante muito tempo, a saúde tem sido preocupação constante dos governos e países, especialmente por demandar elevados investimentos financeiros e, ao mesmo tempo, ser primordial para o bem-estar da população. Diante de um contexto nacional caracterizado por cortes orçamentários, crescimento da procura pelos serviços de saúde e ineficiência do sistema, a adoção e o uso das tecnologias HIT (Health Information Technology) tem surgido como uma alternativa de solução e se torna essencial para o progresso do setor de saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o impacto da utilização de dispositivos móveis no serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) do estado do Rio Grande do Sul. A instituição recentemente investiu recursos na implantação de um novo sistema, o SAPH Móvel, para informatizar seus processos. Trata-se de um estudo de métodos mistos, sendo realizado, em um primeiro momento, uma exploração qualitativa através da técnica de grupo focal, e em seguida uma pesquisa survey. Elaborou-se um modelo para mensurar os antecedentes e os consequentes da utilização de dispositivos móveis no SAMU/RS. A amostra foi constituída por 350 indivíduos que atuam nas equipes de atendimento das mais de 160 bases do SAMU espalhadas pelo estado. Os dados foram analisados, primeiramente, através do software estatístico IBM SPSS 20.0, tendo sido em seguida feito uso da modelagem de equações estruturais, através do software SmartPLS. Os resultados evidenciaram que a Satisfação com o Uso do SAPH Móvel é determinada por quatro principais fatores, sendo a Compatibilidade com o trabalho, a Expectativa de Desempenho com o uso da tecnologia e o Suporte Técnico fornecido aos usuários importantes facilitadores, enquanto a Complexidade Tecnológica inerente à tecnologia aparece como a principal barreira para o sucesso dessa tecnologia. Ainda que o ambiente de uso do SAPH Móvel seja mandatório, o constructo Uso é impactado significativamente pela Satisfação do usuário com o aplicativo, sendo que os dois proporcionam uma série de benefícios mensurados através dos impactos percebidos nos diferentes grupos de interessados (usuários, pacientes e organização). A Satisfação com o Uso do aplicativo é o principal preditor do Desempenho. O estudo traz importantes contribuições teóricas e práticas sobre o fenômeno. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
For a long time, health has been a constant concern for the governments and countries, especially for demanding high financial investments and, at the same time, being paramount for the well-being of the population. Considering a national context characterized by budget cuts, increased demand for health services, and system inefficiency, the adoption and use of HIT (Health Information Technology) technologies has emerged as an alternative solution becoming essential for the health sector progress. The objective of this study was to analyze the impact of the use of mobile devices in the Emergency Mobile Service (in Portuguese, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU) of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The institution SAMU recently invested resources in the implementation of a new system, named Mobile SAPH, to computerize its processes. It is a study of mixed methods, with an initial qualitative exploration using the focal group technique and then a survey. A model was developed to measure the antecedents and consequences of the use of mobile devices in SAMU/RS. The sample was composed by 350 individuals who work in the service teams of more than 160 SAMU bases spread around the state. Data were firstly analyzed using the statistical software SPSS 20.0 and then using structural equation modeling with SmartPLS software. The results showed that Satisfaction with the Use of Mobile SAPH is determined by four main factors: Compatibility, Performance Expectation and Technical Support are important facilitators, while Technological Complexity appears as the main barrier to the success of this technology. Although the usage environment of the Mobile SAPH is mandatory, Use is significantly impacted by the user's Satisfaction with the application. Both constructs provide a series of benefits that are measured by the perceived impacts on different stakeholder groups (users, patients and organization). Satisfaction with application Usage is the main predictor of Performance. The study brings important theoretical and practical contributions about the phenomenon. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Health information technology |
pt_BR |
dc.subject |
SAMU/RS |
pt_BR |
dc.subject |
Impacto |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
PLS |
pt_BR |
dc.subject |
Impact |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction |
pt_BR |
dc.title |
O impacto da utilização de dispositivos móveis no serviço de atendimento móvel de urgência (samu) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |