Análise da metodologia Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C) e suas contribuições à avaliação de desempenho organizacional: um estudo à luz do apoio à decisão

Castelli, Tiago Machado

Abstract:

 
A busca pelo conhecimento move a teoria e a prática no campo do saber. Em um tempo em que as organizações percebem o importante papel das pesquisas científicas, um tema há anos em destaque é a "Avaliação de Desempenho". Nos últimos tempos, houve um aumento de situações complexas e de difícil entendimento na sociedade organizacional, assim, o interesse sobre esse tema se intensificou na comunidade científica, entretanto apesar da relevância, questionou-se a contribuição teórica desses estudos. Mediante essas observações, o Laboratório de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão – LabMCDA, desenvolveu um processo estruturado de revisão para o tema “Avaliação de Desempenho”, o Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). As possibilidades de pesquisa para a área pelo desenvolvimento do método incitaram o objetivo proposto nessa pesquisa de elaborar uma revisão integrativa para analisar a metodologia de pesquisa Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C) à luz da Avaliação de Desempenho Organizacional. Para a concretização do objetivo selecionou-se um fragmento da literatura representativo e alinhado com o tema proposto, composto por 99 publicações. O emprego de estatísticas descritivas sobre o Portfólio Bibliográfico selecionado teve o objetivo de sintetizar a metodologia Proknow-C, e a realização de uma análise sistemática propiciou integrar o conhecimento sobre o Proknow-C e sobre as suas contribuições ao tema da Avaliação de Desempenho. No final, a síntese das evidências indica o processo de Proknow-C sendo conduzido nas publicações por meio das etapas definidas pelos fundadores do método. No entanto, pôde-se observar padrões adotados durante o processo, que permitiram novas percepções sobre as etapas do Proknow-C, podendo contribuir ao método no que corresponde a sua estrutura, tornando-o mais conciso e agregando ao rigor científico do seu processo. Espera-se que com as contribuições levantadas, possa-se seguir estimulando o desenvolvimento de pesquisas com o Proknow-C como instrumento de intervenção, construindo um conhecimento relevante e de reconhecimento científico para a área da Avaliação de Desempenho.
 
The search for knowledge thrives the theory and practice of knowledge. In a time when organizations realize the important role of scientific research, a research theme for years in focus is the "Performance Evaluation". In recent times there hás been an increase in complex situations that are difficult to understand, so the interest in this topic has intensified in the scientific community, however, despite the relevance, the theoretical contribution of these studies was questioned. Based on these observations, the Laboratório de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão – LabMCDA, developed a structured literature review process for the topic "Performance Evaluation", the Knowledge Development Process - Constructivist (Proknow-C). The research possibilities for the área by the development of the method, stimulated the objective proposed in this research to elaborate an integrative review to analyze the research methodology of Proknow-C under the organizational performance assessment. For the accomplishment of this objective a fragment of the representative literature was selected and aligned with the proposed theme, this fragment was composed by 99 publications. The use of descriptive statistics on the Selected Bibliographic Portfolio had the objective of synthesizing the methodology of Proknow-C, and a systematic analysis, made it possible to integrate knowledge about Proknow-C and its contributions to the theme of Performance Evaluation. As a result, the synthesis of evidence indicates the Proknow-C process being conducted in the publications through the steps defined by the founders of the method. However, it was possible to observe patterns adopted during the process, which allowed new insights on the steps of Proknow-C, being able to contribute to the method in what corresponds to its structure, making it more concise and adding to the scientific rigor of its process. It is hoped that with the contributions made, it will be possible to continue to stimulate the development of research with Proknow-C as an intervention tool, building relevant knowledge and scientific recognition for the area of Performance Evaluation.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)