Abstract:
O dimensionamento de pessoal é o processo no qual se identifica e analisa quantitativa e qualitativamente a força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos das instituições, considerando as particularidades do ambiente. Os estudos relacionados ao dimensionamento nas instituições de ensino limitam-se a abordar, na sua maioria, a mensuração do desempenho dos docentes, carecendo de pesquisas que abordem a avaliação de desempenho do dimensionamento da classe de técnicos administrativos das universidades. Assim, tem-se a questão de pesquisa desse estudo: Como a avaliação de desempenho, em sua vertente de apoio à decisão, pode contribuir para o gerenciamento da área de gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande baseando-se no dimensionamento de servidores? Para responder a essa pergunta, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver um modelo que contemple os requisitos da avaliação de desempenho, como instrumento de apoio à decisão, para o dimensionamento de servidores da Universidade Federal do Rio Grande. Este estudo classifica-se como aplicado, exploratório e descritivo, dividindo-se em etapas qualitativas e quantitativas. As técnicas de coleta de dados utilizaram dados primários e secundários. As etapas da Abordagem Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C foram desenvolvidas resultando na identificação de 83 Elementos Primários de Avaliação - EPAS, distribuídos em oito áreas de preocupação e 119 descritores, considerados pela decisora como relevantes à avaliação de desempenho para o dimensionamento de servidores no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande. A avaliação do status quo demonstrou três áreas de preocupação com níveis de desempenho abaixo das demais e 50 indicadores em nível comprometedor, para os quais foram propostos planos de ações. Essa pesquisa contribuiu com a expansão do conhecimento da gestora e forneceu subsídios acerca do contexto do dimensionamento de servidores na universidade. Além disso, a proposição do método construtivista, para atendimento à legislação que determina a realização do dimensionamento, permitiu a percepção da viabilidade desta metodologia e atingimento dos resultados a que se propôs.
The academic staff sizing is a process where is identified and analyzed qualitative and quantitatively the workforce necessary to to perform the goals of the Organizations, considering the particularities of each desktop. . The studies about to staff sizing in educational institutions are limited mostly by the performance evaluation of professor performance, demanding more researchs that about the evaluation of the performance of the staff sizing of the administrative technicians at university. In this way we found the research question of this study: How performance evaluation, like an decision-support tool, can contribute to the planning of the personnel management area of the Federal University of Rio Grande, based on technician staff sizing? To answer this question, the general objective of this research is to develop a model which include the performance evaluation requirements, like a decision support tool, for thetechnician staff sizing of the Federal University of Rio Grande. This study is classified as applied, exploratory and descriptive, dividing itself into qualitative and quantitative steps. Data collection techniques used primary and secondary data. The Multi Criteria Methodology for Decision Aiding – Constructivist - MCDA‐C were applied to obtaining at final of 83 Primary element of assessment - PEAs. These PEAS was distributed in eight areas of concern and 119 descriptors considered relevant to the performance evaluation for the staff sizing of techninal for the Federal University of Rio Grande, according to the perception of the Pro-Rector of Management and Development of People. The status quo evaluation demonstrated three areas of concern with performance levels below the others areas. Besides that, 50 indicators presented themselves at the compromising level and for each indicator action plans were proposed. his research contributed to increase of the knowledge of the manager about the the problem that involve complex situation which is the technical staff sizing of the federal university. Moreover the proposition of the constructivist method, in order to attendance of the legislation that determines the accomplishment of the staff sizing, made possible the perception of feasibility of this methodology and the all objectives that are proposed were reached.