Abstract:
O presente trabalho tem como objeto principal de estudo as bibliotecas
escolares, consistindo em analisar as atividades desenvolvidas em duas escolas
públicas, sendo uma das bibliotecas com a presença de bibliotecário e outra sem a
presença do mesmo. Essas instituições analisadas são conhecidas como Escola
Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz e Escola Estadual de
Ensino Fundamental 13 de Maio, ambas localizadas no município de Rio Grande no
Rio Grande do Sul. Esta pesquisa tem como metodologia a aplicação de
questionários, a fim de analisar as falas de membros específicos dessa
comunidade/grupo social/estudantes que frequentam as bibliotecas das escolas
citadas anteriormente. Através das respostas, as quais se baseiam nas perguntas
aplicadas, objetiva-se perceber nos discursos apresentados pelos sujeitos dessas
comunidades, se existem ou não diferenças em relação às atividades e tarefas
criadas e desenvolvidas nas bibliotecas escolares, onde se encontram bibliotecários
atuando .
This current work aims the study of school libraries. It focuses on analyzing
activities which are developed in public schools, being one of them with a librarian
and the other one not. Those institutions analyzed are known as Escola Municipal de
Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz and Escola Estadual de Ensino
Fundamental 13 de Maio, both situated at the city of Rio Grande in Rio Grande do
Sul state. This research methodology is an application of questionnaires in order to
analyze the investigation subject speech which used to visit those libraries. From
these answers generated by those questions it aims to realize those reports by these
subjects, then, looking carefully whether or not there is differences when it comes to
activities and tasks created and developed in school libraries where there is a
librarian working there in comparison to the other that there is not.