Abstract:
Apresentam-se neste texto as diretrizes e os primeiros resultados de projeto destinado a
realizar levantamento, indexação, leitura e análise de resenhas, notícias e artigos publicados sobre o
decadentismo-simbolismo em periódicos cariocas de 1890 a 1892, período em que se verificava,
em Portugal, verdadeira floração de obras inovadoras: Oaristos, de Eugénio de Castro,e Azul, de
António de Oliveira Soares, ambas de 1890;Horas, de Eugénio de Castro, Exame de
consciência, de Oliveira Soares, Poesias, de Alberto d’Oliveira, Flor de pântano, de José de
Lacerda, e Alma póstuma, de D. João de Castro, todas de 1891; e, finalmente, Livro de Aglaïs,
de Júlio Brandão, Só, de António Nobre, Gouaches (estudos e fantasias), de João Barreira,
Paraíso perdido, de Oliveira-Soares, Os simples, de Guerra Junqueiro, e Tristia, de Antero de
Figueiredo, obras vindas à luz em 1892. Tal investigação adquire, no Brasil, interesse especial
graças à hipótese de que a apreciação crítica de Missal e Broquéis (1893), de Cruz e Sousa,
realizou-se à luz dos conceitos difundidos pelas obras decadentistas-simbolistas portuguesas e
por sua recepção crítica. Neste artigo, avalia-se a repercussão dos livros citados em dois dos
mais importantes jornais brasileiros do final do século XIX: Jornal do Comércio e Gazeta de
Notícias
We present in this paper the guidelines and the first results of a project that aims to
carry out survey on reviews, news and articles published on Brazilian periodicalsabout
decadentism-symbolism in the period from 1890 to 1892, during which it appeared in Portugal a
real flowering of innovative works: Oaristos, by Eugenio de Castro, and Azul, by António de
Oliveira Soares, both from 1890, Horas, by Eugenio de Castro, Exame de consciência, by
Oliveira Soares, Poesias, by Alberto d’Oliveira, Flor de pântano, by José de Lacerda, e Alma
póstuma, by D. João de Castro, all from 1891, and finally Livro de Aglaïs, by Júlio Brandão, Só,
by AntónioNobre, Gouaches (estudos e fantasias), by João Barreira, Paraíso perdido, by
Oliveira Soares, Ossimples, by Guerra Junqueiro, and Tristia, by Antero de Figueiredo, works
that came to light in 1892.In Brazil this research acquires special interest thanks to the
hypothesis that critical appreciation of Missal and Broquéis (1893), works by Cruze Sousa,
weremade in the light of the concepts spread by the coeval Portuguese works and its critical
reception. In this article we evaluate the impact of the books cited in two of the most important
Brazilian newspapers from the late nineteenth century: Jornal do Comércio e Gazeta de
Notícias