dc.contributor.advisor |
Silva, Francielle Molon da |
|
dc.contributor.author |
Carrasco, Tiele Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-14T16:30:25Z |
|
dc.date.available |
2019-08-14T16:30:25Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
CARRASCO, Tiele Silveira. Aprendizagem informal: um estudo sobre os aspectos que a influenciam em dois institutos federais de ensino do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em administração) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7902 |
|
dc.description.abstract |
A aprendizagem informal consiste no aprendizado pela prática, por meio da interação do
indivíduo com o contexto. Assim, percebe-se a necessidade de explorar esses 2 (dois)
elementos, isto é, tanto as características individuais quanto os aspectos organizacionais, uma
vez que a conciliação entre esses aspectos se revelam potenciais para que a aprendizagem
informal ocorra e possa trazer resultados operacionais satisfatórios. Dessa forma, o objetivo
geral deste estudo é identificar e analisar os aspectos que influenciam a aprendizagem informal
nos técnicos administrativos lotados em dois institutos federais de ensino localizados no Rio
Grande do Sul. Para tanto, utiliza-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa. Para
categorização dos aspectos pessoais utiliza-se o Modelo dos Cinco Grandes Fatores, que resume
a personalidade em 5 (cinco) traços básicos universais, são eles: Extroversão, Socialização,
Consciência, Neuroticismo e Abertura para Experiências. Já os aspectos organizacionais
identificados são: Papel do Gestor, Integração da Equipe, Comunicação, Espaço Físico,
Dinâmica das Atividades e Rotina de Trabalho. A análise quantitativa revela que para o
desenvolvimento da aprendizagem informal, tem-se uma maior dependência da Integração da
Equipe e Rotina de Trabalho e os traços de Abertura para experiências e Socialização como os
de maior influência sob a aprendizagem informal. A análise qualitativa permite destacar o
suporte nas equipes de trabalho como um aspecto que beneficia a aprendizagem, bem como as
características de Extroversão e Socialização. Portanto, em uma análise conjunta, constata-se
que a Integração da Equipe e a Socialização são os elementos de maior influência no
desenvolvimento do processo de aprendizagem informal no âmbito dos institutos federais
pesquisados. Sendo assim, verifica-se que tanto os aspectos pessoais quanto os aspectos
organizacionais facilitadores relacionam-se com a flexibilidade e a abertura para aprendizagem,
já os aspectos inibidores estão relacionados a barreiras a essa elasticidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Informal learning consists of learning by practice, through the interaction of the individual with
the context. Thus, one realizes the need to explore these two elements, that is, both the
individual characteristics and the organizational aspects, since the reconciliation between these
aspects proves potential for informal learning to occur and can bring operational results
satisfactory. Thus, the general objective of this study is to identify and analyze the aspects that
influence informal learning in administrative technicians at two federal institutes of education
located in Rio Grande do Sul. For this, a quantitative-qualitative approach is used. For the
categorization of personal aspects, the Five Great Factors Model is used, which summarizes the
personality in 5 (five) universal basic traits: Extroversion, Socialization, Consciousness,
Neuroticism and Openness to Experiences. The organizational aspects identified are: Manager's
Role, Team Integration, Communication, Physical Space, Activity Dynamics and Work
Routine. The quantitative analysis reveals that for the development of informal learning, there
is a greater dependence on Team Integration and Work Routine and the traits of Openness to
experiences and Socialization as the ones with the greatest influence under informal learning.
The qualitative analysis allows to highlight the support in the work teams as an aspect that
benefits the learning, as well as the characteristics of Extroversion and Socialization. Therefore,
a joint analysis shows that Team Integration and Socialization are the most influential elements
in the development of the informal learning process within the federal institutes surveyed. Thus,
it is verified that both personal aspects and facilitating organizational aspects are related to
flexibility and openness to learning, and the inhibiting aspects are related to barriers to this
elasticity. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem informal |
pt_BR |
dc.subject |
Facilitadores |
pt_BR |
dc.subject |
Inibidores |
pt_BR |
dc.subject |
Institutos Federais de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational learning |
pt_BR |
dc.subject |
Informal learning |
pt_BR |
dc.subject |
Facilitators |
pt_BR |
dc.subject |
Inhibitors |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Institutes of Education |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem informal: um estudo sobre os aspectos que a influenciam em dois institutos federais de ensino do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |