Os reflexos da educação em indicadores socioeconômicos selecionados em municípios do interior do Rio Grande do Sul

Blanco, Eulália Machado Monte

Abstract:

 
Para garantir o direito à educação, assegurado na Constituição, o Brasil vem desenvolvendo ultimamente inúmeros projetos e programas nessa área. Diante de um assunto tão complexo, os índices socioeconômicos têm se mostrado grandes aliados do governo na formulação de tais politicas públicas. Este trabalho apresenta uma análise sobre os recursos aplicados em educação em alguns municípios do Rio Grande do Sul, buscando verificar se é possível observarreflexos desses esforços econômicos nos indicadores socioeconômicos selecionados em localidades com diferentes portes territoriais e populacionais e compará-los com a aplicação e os indicadores do Estado do Rio Grande do Sul. A relevância do estudo está em demonstrar seos recursos direcionados à educação, tratando-se de dinheiro público, estão sendo aplicados de forma eficazrevelando-se, assim, um estudo de grande valor administrativo e social.Considerando os objetivos, a pesquisa utilizou umaabordagem qualitativa descritiva. Quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental; no que se refere à coleta de dados, ocorreu pela avaliação de documentos, por meio de uma amostragem não probabilística; as limitações encontradas foram registros incompletos de dados em determinadas variáveis. Ao analisar os dados coletados concluiu-se que os recursos aplicados não estão relacionados com o tamanho ou porte populacional dos municípios, e que estesinfluenciam positivamente os indicadores analisados, refletindo-se no resultado dos mesmos. Contudo, seria oportunoavaliarnão só as variáveis relacionadas à qualidade da educação, mas também quanto à efetividade dos alunos, assim como revisar com maior detalhamento, a ótica social e financeira, de cada um dos municípios.
 
To guarantee the right to education guaranteed in the constitution, Brazil has lately developed numerous projects and programs in this area. Faced with such a complex subject, Socioeconomic indexes has shown great allies of the government in the formulation of such public policies. This paper presents an analysis of the resources used in education in some municipalities of Rio Grande do Sul, trying to verify if it is possible to observe the consequences of these economic efforts in selected locations with different territorial and population size and compare them with the application and socioeconomic indicators indicators of the state of Rio Grande do Sul. Relevance of the study is to demonstrate whether the resources devoted to education, in the case of public money are being applied effectively,thus revealing a study of great administrative value and social. Considering the objectives, the research used a descriptive qualitative approach; about the procedures, it is characterized as documentary; with regard to data collection, the evaluation of documents occurred through non-probability sampling; limitations as found incomplete records data in certain variables. By analyzing the data collected concluding that the funds invested do not relate to the size or population of the municipalities, and they positively influence the indicators analyzed, reflecting on the result thereof. However, it would be appropriate to evaluate not only the variables related to quality of education, but also for the effectiveness of students as well as to review in greater detail the social and financial perspective, each of the municipalities.
 

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  • ICEAC - Especialização em Gestão Pública Municipal