Abstract:
Para garantir o direito à educação, assegurado na Constituição, o Brasil vem desenvolvendo
ultimamente inúmeros projetos e programas nessa área. Diante de um assunto tão complexo,
os índices socioeconômicos têm se mostrado grandes aliados do governo na formulação de
tais politicas públicas. Este trabalho apresenta uma análise sobre os recursos aplicados em
educação em alguns municípios do Rio Grande do Sul, buscando verificar se é possível
observarreflexos desses esforços econômicos nos indicadores socioeconômicos selecionados
em localidades com diferentes portes territoriais e populacionais e compará-los com a
aplicação e os indicadores do Estado do Rio Grande do Sul. A relevância do estudo está em
demonstrar seos recursos direcionados à educação, tratando-se de dinheiro público, estão
sendo aplicados de forma eficazrevelando-se, assim, um estudo de grande valor
administrativo e social.Considerando os objetivos, a pesquisa utilizou umaabordagem
qualitativa descritiva. Quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental; no que se
refere à coleta de dados, ocorreu pela avaliação de documentos, por meio de uma amostragem
não probabilística; as limitações encontradas foram registros incompletos de dados em
determinadas variáveis. Ao analisar os dados coletados concluiu-se que os recursos aplicados
não estão relacionados com o tamanho ou porte populacional dos municípios, e que
estesinfluenciam positivamente os indicadores analisados, refletindo-se no resultado dos
mesmos. Contudo, seria oportunoavaliarnão só as variáveis relacionadas à qualidade da
educação, mas também quanto à efetividade dos alunos, assim como revisar com maior
detalhamento, a ótica social e financeira, de cada um dos municípios.
To guarantee the right to education guaranteed in the constitution, Brazil has lately developed
numerous projects and programs in this area. Faced with such a complex subject,
Socioeconomic indexes has shown great allies of the government in the formulation of such
public policies. This paper presents an analysis of the resources used in education in some
municipalities of Rio Grande do Sul, trying to verify if it is possible to observe the
consequences of these economic efforts in selected locations with different territorial and
population size and compare them with the application and socioeconomic indicators
indicators of the state of Rio Grande do Sul. Relevance of the study is to demonstrate whether
the resources devoted to education, in the case of public money are being applied effectively,thus revealing a study of great administrative value and social. Considering the objectives, the
research used a descriptive qualitative approach; about the procedures, it is characterized as
documentary; with regard to data collection, the evaluation of documents occurred through
non-probability sampling; limitations as found incomplete records data in certain variables.
By analyzing the data collected concluding that the funds invested do not relate to the size or
population of the municipalities, and they positively influence the indicators analyzed,
reflecting on the result thereof. However, it would be appropriate to evaluate not only the
variables related to quality of education, but also for the effectiveness of students as well as to
review in greater detail the social and financial perspective, each of the municipalities.