dc.contributor.author |
Telles, Luciana Pilatti |
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dc.contributor.author |
Brisolara, Luciene Bassols |
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dc.date.accessioned |
2019-09-26T16:31:46Z |
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dc.date.available |
2019-09-26T16:31:46Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
TELLES, Luciana Pilatti; BRISOLARA, Luciane Bassols. Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas. Matraga - Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, mai-ago., 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/34161. Acesso em: 26 set. 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2446-6905 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8023 |
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dc.description.abstract |
Na aquisição de uma língua estrangeira, um dos aspectos fundamentais é o desenvolvimento da consciência fonológica do aprendiz, ou seja, é preciso desenvolver a sua capacidade de ‘refletir’ e ‘manipular’ os sons da língua (ALVES, 2012). Nesse sentido, o presente estudo propõe-se a analisar um livro didático de português como língua adicional/estrangeira (PLA/PLE), a fim de (1) verificar as oportunidades de desenvolvimento de consciência fonológica no manual e (2) propor atividades de desenvolvimento de consciência fonológica em tarefas integradas. Essas tarefas foram planejadas com o escopo de auxiliar o aprendiz na compreensão do funcionamento da língua e da cultura em aquisição, bem como dos processos variáveis do português do Brasil. A análise do manual é feita com base em ALVES (2012), ALLEGRO (2014), JANOWSKA (2014), TORRESAN (2010), PUREN (2014) e CALABRÒ (2015). Os resultados obtidos permitem-nos concluir que, apesar das oportunidades de elicitação de aspectos fonético-fonológicos que o manual oferece, essas oportunidades estão bastante circunscritas à discriminação auditiva e ao treino de pronúncia, não havendo espaço para discussão de variação fonológica no português falado no Brasil nem propostas de atividades que ajudem o estudante a refletir sobre padrões fonológicos que caracterizam o português brasileiro. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Português Língua Adicional/Estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência Fonológica |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem Orientada para a Ação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento de Materiais |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
DOI:10.12957/matraga.2018.34161 |
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