Abstract:
Este trabalho dissertativo analisa três textos dramáticos do escritor gaúcho
Caio Fernando Abreu, “Pode ser que seja só o leiteiro lá fora”, “Zona
contaminada” e “O homem e a mancha”. As três ficções dramáticas fazem
parte do livro Teatro completo, que abriga todos os textos teatrais escritos
por Caio Fernando Abreu. A obra foi publicada pela primeira vez no ano de
1997, organizada por Luiz Arthur Nunes, e novamente publicada em 2009,
sob organização de Luiz Arthur Nunes e Marcos Breda. Partindo da premissa
de que as personagens dos textos, por diferentes razões, apartam-se do
cosmos social e isolam-se fisicamente, refugiando-se em espaços fechados,
analiso a relação entre os espaços interno (refúgio) e externo (social) e a
situação de isolamento dos sujeitos com a dialética entre interior e exterior.
Nas obras, o isolamento humano propicia o desvelamento da intimidade do
ser abrigado que, no espaço do refúgio, ensimesma-se, confronta-se com sua
interioridade e empreende reflexões sobre sua condição existencial e sobre o
mundo. A situação de refúgio possibilita o desnudamento dos sujeitos, que
localizam, nos diferentes espaços, sua existência. Para pensar a respeito do
espaço e do refúgio nas obras literárias, utilizo-me do aporte teórico de
Gaston Bachelard; acerca do comportamento dos sujeitos durante o
isolamento, apoio-me teoricamente em contribuições de Ortega y Gasset.
Além disso, objetivando compreender a obra dramática de Caio Fernando
Abreu dentro do panorama cultural brasileiro, busco situar as produções
dramáticas do escritor no cenário da historiografia dramatúrgica brasileira da
segunda metade do século XX.
This dissertation analyses three dramatic texts by Caio Fernando Abreu:
“Pode ser que seja só o leiteiro lá fora”, “Zona contaminada” and “O homem e
a mancha”. These dramatic fictions are part of the book Teatro completo, an
anthology of the dramatic texts by Caio Fernando Abreu. The book was
published in 1997, organized by Luiz Arthur Nunes and Marcos Breda.
Starting on the premise that the characters of the texts, for different reasons,
abstain from the social cosmos to isolate themselves. They seek refuge in
closed spaces and this work discusses the relation between the internal
space and the external ones, as well as the situation of isolation of the
subjects with the dialectics of interior and exterior. In the texts, human
isolation promotes the unveiling of the intimacy of the sheltered character
who uses the shelter as a place for reflection, confrontation with their
interiority and meditation on their existential condition facing the world. The
refuge situation provides the undressing of the subject and their power to
locate, in different spaces, their existences. To guide the reflection about the
space and refuge in literary works, we use Gaston Bachelard as theoretical
support; about the behavior of these subjects in situation of isolation, Ortega
y Gasset is our support. Besides, aiming to understand the dramatic work of
Caio Fernando Abreu and the context of Brazilian cultural scenario, we intend
to situate this writer’s dramatic productions in the background of the drama
historiography of the first half of the 20th century.