Abstract:
A presente dissertação propõe uma leitura do livro Como e por que ler o romance
brasileiro, escrito pela pesquisadora e professora universitária Marisa Lajolo e
publicado pela editora Objetiva em 2004. Parte integrante da série Como e por que
ler, esta obra merece atenção no âmbito da academia por possuir um novo discurso
historiográfico adequado a uma retórica voltada para formação de leitores. Neste
trabalho, busca-se compreender o livro de Lajolo no fluxo de uma revolução
paradigmática no âmbito da História da Literatura. Assim, sustentam este trabalho as
novas teorias da história da literatura, no sentido de buscar compreender os
elementos que subsidiam este incipiente modus operandi.
This thesis presents a reading of the book Como e por que ler o romance brasileiro,
written by the researcher and professor Marisa Lajolo, published by editora Objetiva
in 2004. Integrating a series entitled Como e por que ler, this book deserves attention
within the academic scope because it has a new historiographical discourse
appropriate to a rhetoric focused on educating new readers. In this work, it is
expected to understand Lajolo’s book paradigmatic revolution in the History of
Literature. Thus, this thesis is grounded on the new theories concerning History of
Literature, in a sense to understand the elements which supports this incipient modus
operandi