A Influência da Modalidade de Ensino no Curso de Ciências Contábeis: um Olhar no Desempenho Acadêmico, sob a Ótica das Teorias do Capital Humano e Fatores de Produção, Diante dos Resultados do ENADE

Klug, Yuri Schleich

Abstract:

 
A educação, exposta neste estudo no ensino superior, é direito básico de todo cidadão, sendo fundamental para o crescimento individual e evolução da coletividade social, e preconiza-se que o ensino seja realizado com qualidade. Deste modo, para atender à crescente procura pelo ensino superior nas últimas décadas, aliado ao avanço da tecnologia como instrumento de ensino, vislumbra-se um crescimento constante da modalidade de ensino à distância (EAD) no ensino superior (em contraponto à modalidade presencial tradicional), inclusos os cursos de Ciências Contábeis. Assim, em vista das peculiaridades desta modalidade, bem como ao preconceito existente quando ao EAD quanto a qualidade de ensino, justifica-se a necessidade de investigação do desempenho do ensino por ela proporcionado. Como formas de avaliação do ensino superior no país existem indicadores de desempenho como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), bem como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), ambos instituídos pelo Governo Federal, que podem ser explicados através dos investimentos no capital humano e a qualidade e quantidade de insumos aplicados nos discentes, docentes e instituições de ensino. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é verificar a influência da modalidade de ensino no desempenho discente dos cursos de Ciências Contábeis brasileiros, em face das Teorias do Capital Humano e da Função da Produção Educacional, assim como verificar variáveis explicativas da influência no desempenho. São utilizados os dados disponíveis do ENADE 2015, por serem os mais recentes disponíveis, que contém dados de 1.044 cursos de Ciências Contábeis e 55.125 estudantes que realizaram o teste. Foram realizadas estatísticas descritivas, bem como testes de regressão múltipla pelo Método dos Quadrados Ordinários (MQO), seguindo o procedimento stepwise, aliado a criação de variáveis dummies para as características qualitativas. Os resultados apontam que a modalidade EAD exerce influência negativa e significativa nas notas dos discentes na Nota do Componente Específico do ENADE e no CPC dos cursos de Ciências Contábeis, na média de 3,6 pontos, bem como um melhor desempenho dos cursos das regiões Sul e Sudeste, que pode ser explicado pelo melhor desenvolvimento regional. Ainda, os investimentos no capital humano e insumos dos fatores de produção educacional, no âmbito discente e institucional, exercem influência positiva e significativa no desempenho em ambas modalidades, em especial, a renda familiar, horas de estudo empregadas e o recebimento de bolsa de estudos. Desta forma, com maior investimento no capital humano e maior quantidade de insumos ambientais que influenciam na educação, apresentam desempenho mais elevado do que alunos com menores investimento, que possuem forte ligação com o desempenho de cada modalidade. O desempenho do EAD, nas variadas análises, é inferior ao da modalidade presencial, que está correlacionada com as características e insumos relacionados ao investimento no indivíduo. Esses resultados sugerem que quanto maior o investimento realizado no estudante, maior será o seu desempenho, e que as diferenças entre as modalidades vislumbradas não justificam a escolha de uma modalidade em detrimento da outra.
 
The education, exposed in this study as higher education, is a basic right of every citizen, being fundamental for the individual growth and evolution of the social collectivity, and it is recommended that education be carried out with quality. Thus, in order to meet the growing demand for higher education in the last decades, combined with the advancement of technology as a teaching instrument, there is a constant growth of distance education (EAD) in higher education (as opposed to the traditional face-to-face modality), including courses in Accounting Sciences. Thus, in view of the peculiarities of this modality, as well as the prejudice existing when the EAD, it is justified the need to investigate the performance of the teaching provided by it. As indicators of higher education in the country, there are performance indicators such as the National Student Performance Exam (ENADE), as well as the Preliminary Course Concept (CPC), both instituted by the Federal Government, which can be explained through investments in human capital and the quality and quantity of inputs applied to students, teachers and educational institutions. In this way, the general objective of this study is to verify the influence of the teaching modality on the student performance of the courses of Brazilian Accounting Sciences in face of the human capital theories and the function of the educational production, as well as to verify variables explaining the influence on the performance. The data available from ENADE 2015 are used, as they are the most recent available, which contains data from 1,044 courses in Accounting Sciences and 55,125 students who took the test. Descriptive statistics, as well as multiple regression tests were performed by the Ordinary Squares Method (OLS), following the stepwise procedure, together with the creation of dummy variables for the qualitative characteristics. The results indicate that the EAD modality exerts a significant negative influence on students' scores in the Specific Component Note of ENADE and in the CPC of the Accounting Sciences courses, in about 3,6 points, as well as a better performance of the courses in the South and Southeast regions, which can be explained by the regional development. In addition, investments in human capital and inputs of educational production factors in the student and institutional context have a positive and significant influence on performance in both modalities, especially the family income, hours of study employed and the receipt of a scholarship. Thus, with greater investment in human capital and greater amount of environmental inputs that influence education, they present a higher performance than students with lower investment, who are strongly linked to the performance of each modality. The performance of the EAD, in the various analyzes, is inferior to that of the face-to-face modality, which is correlated with the characteristics and inputs related to the investment in the individual. These results suggest that the greater the investment made in the student, the greater his performance, and that the differences between the modalities envisaged do not justify the choice of one modality to the detriment of the other.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)