dc.contributor.advisor |
Vaniel, Berenice Vahl |
|
dc.contributor.author |
Rubira, Véra Maria Munhoz |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-07T16:00:25Z |
|
dc.date.available |
2020-04-07T16:00:25Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
RUBIRA, Véra Maria Munhoz. Uma sequência didática envolvendo recursos de investigação e aprendizagem dos fenômenos térmicos no ensino médio. 2015. 123 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8557 |
|
dc.description.abstract |
Este resumo emerge de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de física- MNPEF do Polo 21, sediado na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. A pesquisa tem por objetivo investigar como a aprendizagem dos conceitos físicos que envolvem os fenômenos térmicos pode ser potencializada com o uso de diferentes recursos didáticos, tais como atividades experimentais, mapas conceituais, produção textual, questionário, simuladores e vídeos. A pesquisa foi aplicada aos estudantes de uma turma de segunda série do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. A mesma teve como suporte teórico autores que defendem a investigação das concepções prévias dos estudantes e os que apresentam as atividades experimentais como ferramenta para o ensino de física, Heckler(2007) e também, entre outros, Moran (2000), trazendo as novas tecnologias e mediação pedagógica, bem como Carvalho et al (2010), com as questões referentes aos processos de ensinar e aprender física. O produto desta dissertação é uma sequência didática que contempla nove atividades, cada uma delas traz um plano de aula e um roteiro de atividades. A análise de dados foi realizada com base na metodologia de Análise Textual Discursiva, Moraes e Galiazzi (2007), constituída de três momentos: unitarização, categorização e meta texto. Os resultados estão apresentados no capítulo 4, no qual procuro identificar o que os estudantes me dizem através de suas produções, e registrar, também, as minhas compreensões desta produção e, os avanços no entendimento dos estudantes em relação aos conceitos sobre calor e temperatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This summary emerges from a conducted survey under the Programa Mestrado Nacional profissional em Ensino de física- MNPEF do Polo 21, basedatthe Fundação Universidade do Rio Grande - FURG.This summary emerges from a survey conducted under the National Programme Professional Masters in Education physically MNPEF Polo 21, based at the Federal University of Rio Grande-FURG. The research aims to investigate the learning of physical concepts involving thermal phenomena can be enhanced with the use of different teaching resources, such as experimental activities, concept maps, textual production, questionnaire, simulators and videos. The research was applied to students of a class of second high school series Technical School Getulio Vargas. The same was theoretically supported authors who advocate investigation the preconceptions of students and those with the experimental activities as a tool for physical education, Heckler (2007) and also, among others, Moran (2000), bringing new technologies and pedagogical mediation and Carvalho et al (2010), with questions relating to the processes of teaching and learning physics. The product of this work is a didactic sequence that includes nine activities, each of which brings a lesson plan and activity script. Data analysis was based on the methodology of textual analysis Discursive, Moraes and Galiazzi (2007), consists of three stages: unitarization, categorization and metatext. The results are presented in Chapter 4, in which I try to identify what students tell me through their productions, and record also my understanding of this production, and advances in the understanding of the students regarding the concepts of heat and temperature. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Sequências didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.title |
Uma sequência didática envolvendo recursos de investigação e aprendizagem dos fenômenos térmicos no ensino médio |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A sequence teaching involving phenomena of research resources heat in high school |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |