Explorando o Lúdico no Ensino da Física

Ávila, Daniel da Silva de

Abstract:

 
Esta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que são produzidos com a intenção de tornarem as aulas de Ciências mais atraentes e interessantes aos estudantes, com raras exceções, se resumem a questionários distribuídos ao longo de trilhas em tabuleiros, sendo permitida a passagem somente dos indivíduos aptos e portadores do conhecimento, sem ser questionada a interação social a que o indivíduo poderia ser exposto. Neste jogo proposto, situações da vida quotidiana se encontram fragmentadas nas cartas e são agrupadas durante o seu decorrer, compondo cenários onde se evidenciam as temáticas conceituais de Energia, Temperatura, Trocas de Energia e Equilíbrio Energético. A composição vai sendo montada enquanto os jogadores interagem socialmente, que é mais um fator de significância para o aprendizado e para a busca de novos conhecimentos. Também faz parte desta atividade o relato da sua utilização em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama e a analise do desempenho deste material como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido.
 
This activity aims to present a card game designed in order to be a more focused appeal to captivate the attention of individuals for the study of physics and science. Although there is a long list of games that are produced with the intention of making the science classes more attractive and interesting to students, with rare exceptions, boil down to questionnaires distributed along tracks on trays, passing is permitted only from qualified individuals and carriers knowledge, unchallenged social interaction that the individual could be exposed. In that game, situations of everyday life are fragmented and the letters are grouped during its course, making up scenarios where they show the conceptual themes of Energy, Temperature, Energy Exchanges and Balance. The composition is being mounted as players interact socially, which is another significant factor for learning and the pursuit of new knowledge. Also part of this activity the account of its use in a class of fourth year of elementary school at the Silva Gama State High School and performance analysis of this material as the trigger curiosity about therein scientific knowledge.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física