Abstract:
Esta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado
com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos
para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que são
produzidos com a intenção de tornarem as aulas de Ciências mais atraentes e
interessantes aos estudantes, com raras exceções, se resumem a
questionários distribuídos ao longo de trilhas em tabuleiros, sendo permitida a
passagem somente dos indivíduos aptos e portadores do conhecimento, sem
ser questionada a interação social a que o indivíduo poderia ser exposto.
Neste jogo proposto, situações da vida quotidiana se encontram
fragmentadas nas cartas e são agrupadas durante o seu decorrer, compondo
cenários onde se evidenciam as temáticas conceituais de Energia,
Temperatura, Trocas de Energia e Equilíbrio Energético. A composição vai
sendo montada enquanto os jogadores interagem socialmente, que é mais um
fator de significância para o aprendizado e para a busca de novos
conhecimentos.
Também faz parte desta atividade o relato da sua utilização em uma
turma de quarto ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino
Médio Silva Gama e a analise do desempenho deste material como
desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido.
This activity aims to present a card game designed in order to be a more
focused appeal to captivate the attention of individuals for the study of physics
and science. Although there is a long list of games that are produced with the
intention of making the science classes more attractive and interesting to
students, with rare exceptions, boil down to questionnaires distributed along
tracks on trays, passing is permitted only from qualified individuals and carriers
knowledge, unchallenged social interaction that the individual could be
exposed. In that game, situations of everyday life are fragmented and the letters
are grouped during its course, making up scenarios where they show the
conceptual themes of Energy, Temperature, Energy Exchanges and Balance.
The composition is being mounted as players interact socially, which is another
significant factor for learning and the pursuit of new knowledge.
Also part of this activity the account of its use in a class of fourth year of
elementary school at the Silva Gama State High School and performance
analysis of this material as the trigger curiosity about therein scientific
knowledge.