Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica

Farias Júnior, Clark Ferreira

Abstract:

 
Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado.
 
This dissertation is part of the Graduate Program in Teaching Physics (MNPEF), pole 21 of the Federal University of Rio Grande - FURG. In view of this, the result of the development of the educational product "Perceiving the Optics in everyday life" is presented, which was based on a Sequence of Investigative Teaching, consisting of thirteen activities focused on the content of Geometric Optics. The educational product was developed in thirteen meetings of 45 minutes each and the target audience was a group of the 3rd year, afternoon shift, High School and Environmental Technician of the State School Lemos Júnior, in the city of Rio Grande. The educational product made possible learning that goes beyond curricular content, for example, the interaction between those involved. In addition, through the analysis of written records requested to the students during the meetings, it was possible to observe the evolution of students' scientific concepts in relation to the phenomena addressed in Optics and the understanding of the content studied.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física