Abstract:
Nesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a alunos do 1° Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2015. Trata-se de uma sequencia de atividades didáticas e multidisciplinares que envolveram as disciplinas de Física, Matemática, História e Filosofia utilizando como motivador o lançamento de foguetes de água e a implementação de tecnologias computacionais como ferramenta de analise. O trabalho teve como referencial pedagógico a Pedagogia Interacionista de Jean Piaget e a sondagem de conhecimentos prévios e o desenvolvimento da aprendizagem significativa de David Ausubel. O objetivo deste trabalho foi disponibilizar através de diversas atividades, tais como dinâmicas em grupo, apresentações, filmes, vídeos, entre outras, um ambiente propício às discussões sobre a crítica ao senso comum, a importância do método científico e como se desenvolve a ciência. Também teve como foco o desenvolvimento de diversas habilidades e competências presentes na matriz curricular do ensino médio relacionadas a diversas áreas, muitas destas normalmente relegadas a um segundo plano como as associadas à História da Ciência, Epistemologia e Ética
In this work we report the experience of the application of the educational product "Teaching Physics with water rockets and using ICTs (Information Thecnology and Comunication) through a multidisciplinary proposal" to the students of the 1st year of High School in Colégio Militar de Porto Alegre, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in 2015. It is a sequence of teaching and multidisciplinary activities involving the disciplines of physics, mathematics, history and philosophy using as a motivator launching water rockets and implementation of computer technologies as analysis tool . The work was referenced the pedagogical interaction of Jean Piaget, the survey of existing knowledge and the development of meaningful learning of David Ausubel. The objective was to provide through various activities such as group dynamics, presentations, movies, videos, among others, an environment conducive to discussions on the critical common sense, the importance of the scientific method and how it develops science. Also focused on the development of various skills and expertise present in the curriculum of secondary education related to various areas, many of these usually relegated to the background as associated to the History of Science, Epistemology and Ethics.