dc.contributor.advisor |
Collares, Magno Pinto |
|
dc.contributor.author |
Schroeder, Claudio de Werk |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-07T23:29:36Z |
|
dc.date.available |
2020-04-07T23:29:36Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SCHROEDER, Claudio de Werk. Indo além das três fases da matéria. 2016. 78 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de estatística, matemática e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8603 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho é o resultado da aplicação de uma Sequência Didática, intitulada:
“INDO ALÉM DAS TRÊS FASES DA MATÉRIA”. Esta sequência didática foi aplicada à estudantes de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do Município de Rio Grande/RS e está disponível no Apêndice A. A aplicação desta Sequência Didática possibilitou ao estudante conhecer os estados de plasma e condensado de bose-einstein, além dos três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso). Desta forma dando a oportunidade, talvez única, de conhecer
os estados de plasma e condensado de bose-einstein. Através de analises dos
questionamentos realizados na atividade, disponível na secção Avaliação, foi
possível observar que houve uma mudança dos estudantes, confirmando efetivação do objetivo proposto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work is the result of applying a Didactic Sequence entitled “GOING BYOND
THE THREE PHASES OF MATTER”. This didactic sequence was applied to students of 2nd year of high school in a public school of the city of Rio Grande/RS
which is available in the Appendix A. The application of this didactic sequence
allowed the student to know the plasma state and the bose-einstein condensate
state, in addition to the three physical states of matter regularly studied (solid,
liquid and gas). Thus, giving the high school student the opportunity, perhaps
unique, to meet the plasma state and the bose-einsten condensate state. Based
on the analysis of the answers of the questions made on the activities (available
in the Evaluation section) is observed that there was a conceptual change of students, confirming the effectiveness of the proposed objective. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
fases da matéria |
pt_BR |
dc.subject |
estado de plasma |
pt_BR |
dc.subject |
estado de condensado de bose-einstein |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject |
teaching sequence |
pt_BR |
dc.subject |
phases of matter |
pt_BR |
dc.title |
Indo além das três fases da matéria |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Going beyond the theree phases of matter |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |