Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação

Dytz, Aline Guerra; Schrimer, Sirlei Nadia; Rosa, Thiago Silva da

Abstract:

Um dos programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande é o Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PPAE, que visa minimizar o impacto das desistências e retenções de alunos dos anos iniciais dos cursos de graduação. A metodologia para o desenvolvimento do programa ocorre através de seleção de propostas de projetos que promovam melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes que cursam disciplinas do primeiro e segundos anos, onde os índices de aprovação são inferiores a 50% (cinqüenta por cento). As propostas contemplam cursos, oficinas, aulas de apoio, atividades de tutoria aos acadêmicos. Como resultados preliminares, considerando-se o andamento dos 9 (nove) projetos aprovados, o PPAE tem 38 (trinta e oito bolsistas) envolvidos e aproximadamente 2.586 (dois mil e quinhentos e oitenta e seis) alunos de graduação sendo contemplados com o programa.

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