Show simple item record

dc.contributor.author Dytz, Aline Guerra
dc.contributor.author Schrimer, Sirlei Nadia
dc.contributor.author Rosa, Thiago Silva da
dc.date.accessioned 2011-08-16T17:06:34Z
dc.date.available 2011-08-16T17:06:34Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation GUERRA, A. B. (DYTZ, A. G.) ; SCHIRMER, S. N. ; ROSA, T. S. . Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação. In: X Coloquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010, Mar del Plata. Anais do X Colóquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio10/221.pdf> Acesso em: 10 ago. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/867
dc.description.abstract Um dos programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande é o Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PPAE, que visa minimizar o impacto das desistências e retenções de alunos dos anos iniciais dos cursos de graduação. A metodologia para o desenvolvimento do programa ocorre através de seleção de propostas de projetos que promovam melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes que cursam disciplinas do primeiro e segundos anos, onde os índices de aprovação são inferiores a 50% (cinqüenta por cento). As propostas contemplam cursos, oficinas, aulas de apoio, atividades de tutoria aos acadêmicos. Como resultados preliminares, considerando-se o andamento dos 9 (nove) projetos aprovados, o PPAE tem 38 (trinta e oito bolsistas) envolvidos e aproximadamente 2.586 (dois mil e quinhentos e oitenta e seis) alunos de graduação sendo contemplados com o programa. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Políticas públicas de permanência pt_BR
dc.subject Qualidade de ensino pt_BR
dc.subject Retenção pt_BR
dc.title Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record