Abstract:
O presente trabalho apresenta uma etnografia da educação. O recorte da dissertação apresenta uma narrativa sobre trabalho e ensino do cotidiano escolar dos professores de história, a partir da construção de um estudo etnográfico. A pesquisa foi realizada com 8 professores em 6 escolas da rede municipal e estadual da cidade de Rio Grande. Com a construção dos diários do campo, foi possível encontrar no cotidiano dos professores falas comuns que foram organizadas em núcleos de sentido, nomeados como ensino de história, dificuldades de ensino, carreira, família, formação-gestão-hora-atividade, estrutura física e sala dos professores, sendo dois deles enfocados neste estudo: as dificuldades de ensino que os professores se deparam na prática docente e o ensino de história, suas visões, conhecimentos e experiências.
This work presents a study on ethnography of education. The dissertation is outlined by a narrative about daily routine of history teachers, based on the construction of an ethnographic study. The survey was conducted with 8(eight) teachers in six public schools the city of Rio Grande. With the construction of the field journal, the daily speech of those teachers was able to be organized in units of meaning, named as teaching history, teaching difficulties, career, family, training-management-time-activity, physical structure and staff room. Two of these units were focused in this study: the teaching obstacles faced by the teachers in their practice and the teaching of history, their views, knowledge and experience.