Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, Jussemar Weiss
dc.contributor.author Ferreira, Maria Luiza Tavares
dc.date.accessioned 2020-04-29T19:43:34Z
dc.date.available 2020-04-29T19:43:34Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FERREIRA, Maria Luiza Tavares. Narrativas escolares: contexto de trabalho e de ensino no cotidiano dos professores de História nas escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande. 2014. 217 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8689
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma etnografia da educação. O recorte da dissertação apresenta uma narrativa sobre trabalho e ensino do cotidiano escolar dos professores de história, a partir da construção de um estudo etnográfico. A pesquisa foi realizada com 8 professores em 6 escolas da rede municipal e estadual da cidade de Rio Grande. Com a construção dos diários do campo, foi possível encontrar no cotidiano dos professores falas comuns que foram organizadas em núcleos de sentido, nomeados como ensino de história, dificuldades de ensino, carreira, família, formação-gestão-hora-atividade, estrutura física e sala dos professores, sendo dois deles enfocados neste estudo: as dificuldades de ensino que os professores se deparam na prática docente e o ensino de história, suas visões, conhecimentos e experiências. pt_BR
dc.description.abstract This work presents a study on ethnography of education. The dissertation is outlined by a narrative about daily routine of history teachers, based on the construction of an ethnographic study. The survey was conducted with 8(eight) teachers in six public schools the city of Rio Grande. With the construction of the field journal, the daily speech of those teachers was able to be organized in units of meaning, named as teaching history, teaching difficulties, career, family, training-management-time-activity, physical structure and staff room. Two of these units were focused in this study: the teaching obstacles faced by the teachers in their practice and the teaching of history, their views, knowledge and experience. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Ethnography pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.title Narrativas escolares: contexto de trabalho e de ensino no cotidiano dos professores de História nas escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande pt_BR
dc.title.alternative Narratives School : Work and Education in the Context of Everyday History Teachers in state and municipal schools in Rio Grande pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record