Show simple item record

dc.contributor.advisor Prado, Daniel Porciuncula
dc.contributor.author Pino, Juliana Pereira
dc.date.accessioned 2020-05-18T20:01:47Z
dc.date.available 2020-05-18T20:01:47Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation PINO, Juliana Pereira . Da horta escolar à história ambiental : uma pesquição-ação participante sobre meio ambiente no ensino de história. 2016. 162 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8723
dc.description.abstract Esta dissertação é resultado de uma investigação em que se propôs repensar a relação entre o Ensino de História e o Meio Ambiente dialogando com a perspectiva de ensino de alguns autores do campo da História Ambiental. Buscou-se assim construir uma horta escolar por meio da metodologia da Pesquisa Ação Participante como um espaço de aprendizagem da disciplina de História. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas estaduais em cidades distintas: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Carlos Loréa Pinto em Rio Grande de maio a novembro de 2013 e Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Soares de Andréa no Chuí entre os meses de junho a dezembrode 2014. Como resultado, foi criada a horta escolar como um ambiente de diálogos em que os estudantes fizeram parte do processo de pesquisa, surpreendendo-se com este tipo de abordagem e apontando suas opiniões e anseios com relação ao Meio Ambiente partindo do estudo da realidade escolar nas aulas de História. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation it is an investigation which uses the methodology of participant action research to rethink the relationship between the teaching of history and environment. We sought to build a space for learning and reflection materialized in a school garden to propose the dialogue with the theoretical field of environmental history. The research took place in state public schools in different cities: E.E.E.M. Professor Carlos Loréa Pinto, in Rio Grande, from May to November 2013, and E.E.E.M. Marechal Soares Andrea in Chui, between June and December 2014. This research provided a dialog environment where the students were part of the research process, surprising themselves with this kind of approach and pointing their opinions and wishes with regard to the environment from the study of school reality. Thus, the environmental issue that was also perceived by the group of teachers of the school as of great relevance was being discussed in an interdisciplinary way creating new possibilities for the debate on the environment in history teaching. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História ambiental pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Teaching of History pt_BR
dc.subject Environmental history pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.title Da horta escolar à história ambiental: uma pesquição-ação participante sobre meio ambiente no ensino de história pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record